Pular para o conteúdo principal

AS 7 HABILIDADES de um GRANDE LÍDER

Achei muito interessante, necessária  e oportuna  a matéria que recebi e aproveito a compartilhar.
Integrar. Essa é a habilidade  que  os  líderes das empresas precisarão treinar para sobreviver na nova realidade do mundo dos negócios. Pelo menos é o que defende o guru de gestão Ram Charan. Ele recorre a  Steve Jobs para ilustrar  seu argumento. “Vocês conhecem o iPhone. Quantas partes ele tem? Como é o seu chip, seu software e seu vidro? Quanta integração é necessária para juntar tudo isso? O Steve Jobs não inventou nenhuma tecnologia. Ele só as uniu”, afirmou, durante palestra no HSM Expo Management nesta quarta-feira (05/11) em São Paulo.
Charan compara um líder integrador a um  diretor de cinema. Ele  precisa pensar  no dinheiro, nos atores, nos efeitos especiais, nos roteiristas  e na locação para apresentar um trabalho final que entretenha e emocione o público. Ou a um maestro, que precisa ficar de olho em vários músicos, cada um especialista em seu instrumento, e identificar se há alguém fora de ritmo ou desafinado.
A capacidade de integração ganha importância no momento em que empresas da nova geração, como Amazon, Google, Netflix, Apple e Alibaba, forçam mudanças dentro das empresas tradicionais. Essas companhias  são orientadas pela velocidade e pela experiência do consumidor. Para alcançá-las, é necessário, segundo Charan, reduzir as hierarquias para tornar as decisões mais dinâmicas e incentivar a colaboração. Além disso, é importante criar times  multidisciplinares.
Voltando ao exemplo do iPhone: para torná-lo realidade, foi necessário unir especialistas em vidro, em chips, em  software e em design. Cada um deles é muito bom no que faz e tinha suas propostas para criar o melhor  em sua área. Mas, para  produzir o melhor  produto possível, eles tiveram que  ser integrados  e dialogar.
Charan listou as sete habilidades que os líderes integradores precisam ter. Para se tornar um especialista no assunto, é necessário praticar.

1. Tenha clareza da meta. Imagine e visualize onde você  quer chegar  com sua empresa ou  um produto

2. Selecione  os  melhores especialistas

3. Ouça e procure pela melhor  ideia. Não se contente com as primeiras  opções colocadas na  mesa  e  encoraje o time a apresentar  seu melhor

4. Conecte os especialistas, faça com que eles confrontem suas ideias e tente encontrar os conflitos
5. Faça  escolhas e  tome  decisões, de preferência  em  conjunto

6. Consiga  que  a  equipe  se  comprometa  com  o todo

7. Execute  e  entregue


Isso explica porque nos países de primeiro mundo, profissionais, empresários, artistas, esportistas e pessoas  com  ambição  contratam os serviços de um Coach. Mais do que nunca se precisa uma nova forma de pensar, aumentar o autoconhecimento, melhorar a qualidade da comunicação consigo mesmo e entre as pessoas, criar harmonia e sinergia nas equipes de trabalho e aproveitar melhor os talentos, habilidades e conhecimentos de cada pessoa.
Vale a pena investir  em você,   adquirir uma educação mental , emocional  e  física.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESILIÊNCIA: caraterística dos Vencedores

Uma palavra cada vez mais ouvida no meio empresarial e corporativo precisa sem compreendida para us á-la adequadamente. Nossa realidade hoje mais do que nunca exige possuir esta  caraterística que tem aplicação em todas as áreas da vida. Atualmente resiliência é utilizado no mundo dos negócios para caracterizar pessoas que têm a  capacidade de retornar ao seu equilíbrio emocional  após sofrer grandes pressões ou estresse , ou seja, são dotadas de habilidades que lhes permitem lidar com problemas sob pressão ou estresse mantendo o equilíbrio emocional. A   resiliência  é um conceito   psicológico   emprestado da   física , definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar  obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc. - sem entrar em surto psicológico. No entanto, Job (2003), que estudou a resiliência em organizações, argumenta que a ela se trata de uma tomada de decisão quando algu...

5 ARGUMENTOS FALSOS PARA EVITAR SAIR DA ZONA DE CONFORTO

Um príncipe foi presenteado com dois jovens falcões. Impressionado com as aves, ssem saber o que fazer, logo   contratou um mestre em falcões para treiná-los. Depois de vários meses, o instrutor disse ao príncipe que um dos falcões foi bem educado, mas não sabia o que estava acontecendo com o outro. Desde que ele tinha chegado ao palácio, ele não havia se mudado de galho. Ainda tinha  que  levar  a  comida  diariamente  a  ele. O PRÍNCIPE chamou diversos curandeiros, especialistas em aves, mas nenhum pode fazer o pássaro voar. Desesperado, ele emitiu um decreto proclamando uma recompensa para aqueles que fizessem o falcão voar. Na manhã seguinte, o príncipe viu o pássaro voando em seus jardins. – Traga o autor deste milagre! Ordenou o príncipe. Apareceu diante dele  um simples camponês. O príncipe perguntou: – Como você conseguiu fazer o falcão voar? Você é um mago? – Não foi muito difícil meu príncipe – disse sorrindo o homem....

Modelos de COMUNICAÇÃO

As pessoas diferem na maneira como se veem a si próprias e esta autovisão afeta a maneira como comunicam com outras pessoas. É esta autovisão, em vez de eficácia da comunicação, que determina a forma como a maioria das pessoas comunica. Na gestão, no entanto, os gestores podem aprender a adquirir hábitos de comunicação eficazes.  As  capacidades de  comunicação são os elementos-chave para a gestão eficaz. Em primeiro lugar, a comunicação deve assegurar que a pessoa-alvo ou grupo-alvo devem compreender a mensagem específica que  o comunicador pretende  transmitir. Em segundo lugar, a comunicação deve evocar a resposta desejada. O estilo de comunicação pode  afetar  o tipo de  resposta evocada. Pesquisas recentes destacam diferenças. Conhecer  os  Diferentes Estilos de  Comunicação Os investigadores observaram três estilos básicos de comunicação - agressivo, passivo e assertivo . Na prática, a maioria das  pessoas têm um...