Pular para o conteúdo principal

COMO ENFRENTAR a REJEIÇÃO



A porta nem sempre abre quando batemos, e é preciso estar preparado para ouvir um NÃO de vez em quando. Você pode ser rejeitado ao tentar vender um produto, pedir uma comissão,  ou alguém em casamento. Nunca é uma experiência agradável, mas pode ser construtiva se aprender a lidar com ela positivamente.

Compartilho 7 dicas :

Evite levar pra o lado pessoal

Sim, às vezes a negativa é contra a sua pessoa, mas na maioria das vezes o resto do mundo está rejeitando apenas uma oportunidade ou situação que você representa. Aprenda a identificar o que realmente a outra pessoa está rejeitando, especialmente se você for um vendedor. Vai economizar toneladas de sofrimento inútil

Mantenha-se positivo

É duro ser (pessoalmente) rejeitado, mas isso nem sempre é negativo. Pergunte-se: O que preciso melhorar? Como poderia fazer melhor? Poder ser o maior estimulante para evoluir. Muitas vezes uma recusa de um convite para sair pode resultar em uma noite divertidíssima, saindo sozinho ou com outra pessoa. Há 5 anos, uma amiga não pôde me acompanhar a uma festa, saí sozinho, conheci a mulher que amo e com quem estou casado até hoje.

E antes de se sentir solitário e rejeitado, pense nas muitas vezes em recusou convites por motivos que nada tinha a ver com a outra pessoa, por estar desanimado demais para sair, ou porque simplesmente tinha outros planos.

Escute e entenda a rejeição

Independente do que você vende ou apresenta, estando atentos, toda rejeição pode ter alguma informação útil. É normal que se fique receoso ou constrangido ao se rejeitar outra pessoa, de modo que a palavra NÃO é sempre a mais difícil de dizer.

Assim, se depois de ouvir o NÃO você for capaz de perguntar o porquê da rejeição, o outro ficará bastante aliviado por poder se explicar melhor. Ao invés de contra-argumentar, pense em como pode usar essa informação para melhorar sua conduta ou reduzir as chances de uma nova rejeição em outra oportunidade.

Seja generoso consigo

Ser rejeitado já é frustrante o suficiente, especialmente se se perde uma oportunidade de trabalho, um negócio ou o amor de alguém. Não fique se taxando de burro ou incompetente nesse momento delicado. Faz parte do processo de crescimento. Muitos vícios e longos períodos de depressão começam com uma rejeição no meio de uma crise de autoestima. Cuide-se.

Mantenha sua autoconfiança

Manter sua autoconfiança é a melhor maneira de enfrentar a rejeição, mesmo que uma autoimagem positiva ajuda a oferecer às outras pessoas o melhor de você. Os relacionamentos tendem a melhorar muito quando se enfrenta a rejeição com maturidade, sem abalar seus alicerces mais profundos.

Saiba que todo mundo passa por rejeição
Acho que ninguém é tão arrogante ou pretensioso a ponto de pensar que é o único rejeitado do mundo. Mas é assim que nos sentimos depois de um NÃO: um sapato torto. Todas as pessoas que têm desejos passam por momentos de rejeição, mas são esses desejos e reações à rejeição que nos tocam para frente. Foi rejeitado? Entenda, aceite, aprenda, prossiga.

Tente de novo.

Ok, não necessariamente com a mesma pessoa. Há vezes em que um não é definitivo, e outras em que deixa portas entreabertas. A história dos grandes escritores, empresários e executivos é plena de negativas e rejeições, mas também marcada uma generosa dose de teimosia. O caminho para o sucesso é a Persistência.

Boa sorte em sua próxima tentativa.



Gustavo BORBA – Coach e Consultor Empresarial – 51-81860567 – proexcelencia.coach@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESILIÊNCIA: caraterística dos Vencedores

Uma palavra cada vez mais ouvida no meio empresarial e corporativo precisa sem compreendida para us á-la adequadamente. Nossa realidade hoje mais do que nunca exige possuir esta  caraterística que tem aplicação em todas as áreas da vida. Atualmente resiliência é utilizado no mundo dos negócios para caracterizar pessoas que têm a  capacidade de retornar ao seu equilíbrio emocional  após sofrer grandes pressões ou estresse , ou seja, são dotadas de habilidades que lhes permitem lidar com problemas sob pressão ou estresse mantendo o equilíbrio emocional. A   resiliência  é um conceito   psicológico   emprestado da   física , definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar  obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc. - sem entrar em surto psicológico. No entanto, Job (2003), que estudou a resiliência em organizações, argumenta que a ela se trata de uma tomada de decisão quando algu...

5 ARGUMENTOS FALSOS PARA EVITAR SAIR DA ZONA DE CONFORTO

Um príncipe foi presenteado com dois jovens falcões. Impressionado com as aves, ssem saber o que fazer, logo   contratou um mestre em falcões para treiná-los. Depois de vários meses, o instrutor disse ao príncipe que um dos falcões foi bem educado, mas não sabia o que estava acontecendo com o outro. Desde que ele tinha chegado ao palácio, ele não havia se mudado de galho. Ainda tinha  que  levar  a  comida  diariamente  a  ele. O PRÍNCIPE chamou diversos curandeiros, especialistas em aves, mas nenhum pode fazer o pássaro voar. Desesperado, ele emitiu um decreto proclamando uma recompensa para aqueles que fizessem o falcão voar. Na manhã seguinte, o príncipe viu o pássaro voando em seus jardins. – Traga o autor deste milagre! Ordenou o príncipe. Apareceu diante dele  um simples camponês. O príncipe perguntou: – Como você conseguiu fazer o falcão voar? Você é um mago? – Não foi muito difícil meu príncipe – disse sorrindo o homem....

Modelos de COMUNICAÇÃO

As pessoas diferem na maneira como se veem a si próprias e esta autovisão afeta a maneira como comunicam com outras pessoas. É esta autovisão, em vez de eficácia da comunicação, que determina a forma como a maioria das pessoas comunica. Na gestão, no entanto, os gestores podem aprender a adquirir hábitos de comunicação eficazes.  As  capacidades de  comunicação são os elementos-chave para a gestão eficaz. Em primeiro lugar, a comunicação deve assegurar que a pessoa-alvo ou grupo-alvo devem compreender a mensagem específica que  o comunicador pretende  transmitir. Em segundo lugar, a comunicação deve evocar a resposta desejada. O estilo de comunicação pode  afetar  o tipo de  resposta evocada. Pesquisas recentes destacam diferenças. Conhecer  os  Diferentes Estilos de  Comunicação Os investigadores observaram três estilos básicos de comunicação - agressivo, passivo e assertivo . Na prática, a maioria das  pessoas têm um...