Pular para o conteúdo principal

A IMPORTÂNCIA da GESTÃO DE PESSOAS em TEMPOS DIFÍCEIS

A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA GESTÃO DE PESSOAS EM TEMPOS DIFÍCEIS
Por  Gustavo BORBA -  Coach e Consultor

O crescimento inexistente da economia brasileira em 2013/14 mostra que as empresas têm enfrentado  uma crise econômica crescente. A crise já está instalada e não é uma novidade. Então, o que  há de novo? Talvez os debates sobre nossa situação econômica não sejam só sobre o rumo que o Brasil  irá tomar em 2016, mas, sim, sobre  outro tipo de problema que se  faz  presente  há muito e que agora fica  cada vez  mais claro: uma crise moral que se evidencia pela menor confiança das pessoas nas instituições.
Essa ameaça pode ser transformada em oportunidade à medida que as corporações desenvolverem as relações  entre os colaboradores no ambiente de trabalho. É justamente este argumento  que utilizo para  falar sobre a importância da gestão de pessoas em tempos difíceis. O que diferencia e acentua esta crise das demais é a falta de credibilidade nas instituições que  nos  representam. E cabe aqui uma  observação: as empresas privadas também fazem parte desta lista alem das instituições publicas.
É fundamental  que  as  empresas  passem  uma  imagem de credibilidade para que as pessoas confiem  nas organizações  onde trabalham ou fazem negócios. Contudo, essa confiança só acontecerá quando cada colaborador  se  sentir  inserido  nos  propósitos  organizacionais, quando cada indivíduo sentir  que faz  parte da missão, visão e objetivos  da organização. Para isso, é necessário um estreitamento nas relações entre os níveis hierárquicos da corporação, a fim de que os gestores estejam mais próximos da equipe e sejam verdadeiros lideres, que tanta falta fazem.
Esta proximidade gera  transparência, que  é outro  ponto importante para a gestão de pessoas. A empresa  não  deve  esconder  o jogo, sobretudo nos momentos de crise, pois ao agir de forma transparente deixará evidente para todos que a eventual necessidade de se tomar medidas austeras é momentânea. Assim, é possível mostrar o quanto  cada funcionário  é  respeitado  e o quanto  cada  um deles é importante para enfrentar os desafios que se apresentam eliminando atritos e prejuízos.
O processo de coaching permite alcançar  um  maior  grau  de  consciência  na toma de decisões e acelerar a realização de objetivos. Contribui  para  aprimorar  talentos e desenvolver habilidades ao seu mais alto potencial, melhorando a interação social e sinergia das equipes de trabalho. Esta  ferramenta  se  apresenta eficiente para mudanças comportamentais e na gestão pessoal, seja do tempo, recursos, relacionamentos, comunicação ou conquista de metas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESILIÊNCIA: caraterística dos Vencedores

Uma palavra cada vez mais ouvida no meio empresarial e corporativo precisa sem compreendida para us á-la adequadamente. Nossa realidade hoje mais do que nunca exige possuir esta  caraterística que tem aplicação em todas as áreas da vida. Atualmente resiliência é utilizado no mundo dos negócios para caracterizar pessoas que têm a  capacidade de retornar ao seu equilíbrio emocional  após sofrer grandes pressões ou estresse , ou seja, são dotadas de habilidades que lhes permitem lidar com problemas sob pressão ou estresse mantendo o equilíbrio emocional. A   resiliência  é um conceito   psicológico   emprestado da   física , definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar  obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc. - sem entrar em surto psicológico. No entanto, Job (2003), que estudou a resiliência em organizações, argumenta que a ela se trata de uma tomada de decisão quando algu...

5 ARGUMENTOS FALSOS PARA EVITAR SAIR DA ZONA DE CONFORTO

Um príncipe foi presenteado com dois jovens falcões. Impressionado com as aves, ssem saber o que fazer, logo   contratou um mestre em falcões para treiná-los. Depois de vários meses, o instrutor disse ao príncipe que um dos falcões foi bem educado, mas não sabia o que estava acontecendo com o outro. Desde que ele tinha chegado ao palácio, ele não havia se mudado de galho. Ainda tinha  que  levar  a  comida  diariamente  a  ele. O PRÍNCIPE chamou diversos curandeiros, especialistas em aves, mas nenhum pode fazer o pássaro voar. Desesperado, ele emitiu um decreto proclamando uma recompensa para aqueles que fizessem o falcão voar. Na manhã seguinte, o príncipe viu o pássaro voando em seus jardins. – Traga o autor deste milagre! Ordenou o príncipe. Apareceu diante dele  um simples camponês. O príncipe perguntou: – Como você conseguiu fazer o falcão voar? Você é um mago? – Não foi muito difícil meu príncipe – disse sorrindo o homem....

Modelos de COMUNICAÇÃO

As pessoas diferem na maneira como se veem a si próprias e esta autovisão afeta a maneira como comunicam com outras pessoas. É esta autovisão, em vez de eficácia da comunicação, que determina a forma como a maioria das pessoas comunica. Na gestão, no entanto, os gestores podem aprender a adquirir hábitos de comunicação eficazes.  As  capacidades de  comunicação são os elementos-chave para a gestão eficaz. Em primeiro lugar, a comunicação deve assegurar que a pessoa-alvo ou grupo-alvo devem compreender a mensagem específica que  o comunicador pretende  transmitir. Em segundo lugar, a comunicação deve evocar a resposta desejada. O estilo de comunicação pode  afetar  o tipo de  resposta evocada. Pesquisas recentes destacam diferenças. Conhecer  os  Diferentes Estilos de  Comunicação Os investigadores observaram três estilos básicos de comunicação - agressivo, passivo e assertivo . Na prática, a maioria das  pessoas têm um...