Pular para o conteúdo principal

COMO APROVEITAR MELHOR AS REUNIÕES

Não adianta reclamar: as  reuniões  fazem parte do dia a dia dos empreendedores  e são essenciais para estabelecer uma  comunicação  entre a equipe. Elas ajudam ainda no planejamento e na resolução de problemas de forma coletiva. Mas é verdade que, com tantas pessoas em um mesmo ambiente, é muito fácil se distrair. Fui executivo numa multinacional por muitos anos e o problema de improdutividade de reuniões era  algo com o qual eu sempre me deparava, para o qual procurei usar minha estratégia baseada naquilo que observei no passado e apliquei nos últimos 15 anos com ótimos resultados.

Para que uma reunião seja produtiva e não faça os funcionários da sua empresa perderem tempo, é preciso se organizar para o evento. Ele deve ser planejado previamente e conduzido de maneira correta para que não aconteça nenhum desvio do tema inicial. Também falo sempre para as pessoas que estão em uma reunião que desliguem os celulares, porque ele é uma distração constante e atrapalha quem está liderando o encontro.
1. Planejamento
Toda reunião deve ter um motivo para acontecer e um objetivo a ser atingido. Esses são aspectos que devem ser determinados antes mesmo de se marcar um encontro com a equipe. As pessoas tem dificuldade em decidir apenas um objetivo, mas é preciso definir aquele principal para que a reunião tenha uma justificativa. As reuniões devem ser  imprescindíveis e o mais curtas possíveis.
2. Convocação
Não adianta nada chamar todos os membros de uma equipe se nem todos eles estão relacionados ao tema que vai ser discutido na reunião. Minha dica,“Chame apenas as pessoas que podem contribuir com o objetivo do encontro”. Depois dele, esses participantes podem passar aquilo que foi discutido para quem não estava presente na conversa. A mistura de cargos em uma mesma reunião também pode levar  a um distanciamento do tema inicial a ser  tratado.
3. Agenda
“Com o nosso estilo de vida cada vez mais acelerado, as pessoas estão sempre com algum compromisso. Uma reunião deve ter hora para começar e hora para acabar. Não dá para ficar esperando aqueles que estão atrasados para dar início à conversa”, assim aconselho nos meus treinamentos. Por exemplo, recomendo que esse problema de atraso seja resolvido com alguma coisa antes da reunião como um  coffee break. Assim, as pessoas chegam aos poucos e com antecedência.
4. Liderança
A escolha da pessoa que vai conduzir a reunião também é essencial. O líder deve ter a habilidade de levar a conversa adiante. Além disso, deve conhecer os outros participantes, para que saiba explorá-los da maneira correta e o encontro tenha um bom rendimento. Especialistas aconselham que o presidente não seja o líder nesses casos. “Dessa forma, ele está mais distante da reunião e pode interferir  em casos de impasse e discussão acalorada”
O líder também deve estar atento para a comunicação não verbal dos membros da equipe - aspecto muito negligenciado que observei. Olhando o comportamento daqueles que estão ao seu redor, o chefe da reunião consegue se adequar  para que haja mais engajamento por  parte dos participantes.
5. Regras
Para que a reunião seja aproveitada ao máximo, é recomendado que se estabeleçam algumas regras de conduta - que podem ser enviadas previamente por e-mail ou comunicadas no início da conversa. “O líder também deve ter habilidade para fazer com que essas regras sejam seguidas”, explico sempre. Nelas, deve estar inclusa assuntos, a ordem para cada um ter a sua vez para falar e também o tempo que podem gastar nessa fala.
6. Finalização
O encerramento de uma reunião deve amarrar tudo que foi discutido e ver se o objetivo foi alcançado. Ao fim da conversa, uma pessoa deve ficar responsável por passar a ata da reunião para todos os participantes. Nela, devem estar presentes as incumbências para o próximo encontro e um cronograma com os prazos de entrega das tarefas que podem ter sido discutidas. Comprometer os participantes a dar o melhor de si. Quando isso não é feito, as ideias começam a se repetir e as reuniões ficam estagnadas em um único ponto, sem  chegar  a  uma conclusão.

Coloque em pratica estas dicas e comprove o melhor aproveitamento !


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESILIÊNCIA: caraterística dos Vencedores

Uma palavra cada vez mais ouvida no meio empresarial e corporativo precisa sem compreendida para us á-la adequadamente. Nossa realidade hoje mais do que nunca exige possuir esta  caraterística que tem aplicação em todas as áreas da vida. Atualmente resiliência é utilizado no mundo dos negócios para caracterizar pessoas que têm a  capacidade de retornar ao seu equilíbrio emocional  após sofrer grandes pressões ou estresse , ou seja, são dotadas de habilidades que lhes permitem lidar com problemas sob pressão ou estresse mantendo o equilíbrio emocional. A   resiliência  é um conceito   psicológico   emprestado da   física , definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar  obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc. - sem entrar em surto psicológico. No entanto, Job (2003), que estudou a resiliência em organizações, argumenta que a ela se trata de uma tomada de decisão quando algu...

5 ARGUMENTOS FALSOS PARA EVITAR SAIR DA ZONA DE CONFORTO

Um príncipe foi presenteado com dois jovens falcões. Impressionado com as aves, ssem saber o que fazer, logo   contratou um mestre em falcões para treiná-los. Depois de vários meses, o instrutor disse ao príncipe que um dos falcões foi bem educado, mas não sabia o que estava acontecendo com o outro. Desde que ele tinha chegado ao palácio, ele não havia se mudado de galho. Ainda tinha  que  levar  a  comida  diariamente  a  ele. O PRÍNCIPE chamou diversos curandeiros, especialistas em aves, mas nenhum pode fazer o pássaro voar. Desesperado, ele emitiu um decreto proclamando uma recompensa para aqueles que fizessem o falcão voar. Na manhã seguinte, o príncipe viu o pássaro voando em seus jardins. – Traga o autor deste milagre! Ordenou o príncipe. Apareceu diante dele  um simples camponês. O príncipe perguntou: – Como você conseguiu fazer o falcão voar? Você é um mago? – Não foi muito difícil meu príncipe – disse sorrindo o homem....

Modelos de COMUNICAÇÃO

As pessoas diferem na maneira como se veem a si próprias e esta autovisão afeta a maneira como comunicam com outras pessoas. É esta autovisão, em vez de eficácia da comunicação, que determina a forma como a maioria das pessoas comunica. Na gestão, no entanto, os gestores podem aprender a adquirir hábitos de comunicação eficazes.  As  capacidades de  comunicação são os elementos-chave para a gestão eficaz. Em primeiro lugar, a comunicação deve assegurar que a pessoa-alvo ou grupo-alvo devem compreender a mensagem específica que  o comunicador pretende  transmitir. Em segundo lugar, a comunicação deve evocar a resposta desejada. O estilo de comunicação pode  afetar  o tipo de  resposta evocada. Pesquisas recentes destacam diferenças. Conhecer  os  Diferentes Estilos de  Comunicação Os investigadores observaram três estilos básicos de comunicação - agressivo, passivo e assertivo . Na prática, a maioria das  pessoas têm um...