Pular para o conteúdo principal

AUTOCONHECIMENTO

Acho que um dos ensinamentos mais preciosos que eu recebi durante o meu processo de coaching foi reconhecer o quanto é poderoso o  autoconhecimento  quando alinhado  com  os nossos valores  e desejos. O caminho para  irmos de encontro aos nossos desejos (pessoais e profissionais) é a clareza de propósito – de nossos pensamentos e de nossas ações – e o quanto estamos dispostos a sermos fiéis a esse propósito.
Filósofos como Platão, Spinoza, Freud e Moran  fazem  parte  de uma tradição que vê o  autoconhecimento  como uma  conquista ou realização  que  traz  saúde  e liberdade para  a pessoa. Este  projeto  ético  tem  suas  raízes  no conceito do  famoso  Sócrates:
 " conhece-te a ti mesmo"
Seguindo esta linha de pensamento, o  autoconhecimento é uma  realização, ao invés de algo dado ou  prontamente disponível ao sujeito. Para  conhecer-se  a  si  mesmo, a  pessoa  precisa  refletir, ponderar  e  interpretar  a si mesmo. Logo  vai  descobrir  que  vem  repetindo
condutas desprezativas de si mesmo e que afetam  seu  bem estar  cotidiano. Trata-se  da  autoestima.


A auto-estima oscila de acordo com as situações e principalmente em como nos sentimos em relação a cada uma delas. Mas . . . . o que faz com que algumas pessoas sejam mais seguras de si, mais estáveis emocionalmente enquanto outras se perdem, se desesperam quando algo acontece?
O  diferencial  que  faz  com  que  cada  um consiga  ter  controle  sob  suas  emoções  é  o autoconhecimento.
O quanto você se conhece? Muito? Pouco? A maior parte das pessoas acredita que se conhece, mas na verdade se conhece muito pouco. Você ama alguém ou confia em alguém que pouco conhece? Geralmente amamos e confiamos apenas em quem conhecemos muito! E se você não se conhece como quer acreditar mais em sua própria capacidade? Como quer  ir em busca de seus sonhos se não acredita ser capaz? E por que não acredita ser capaz? 
 Porque não sabe quem você é.
Podemos perceber  que  a  auto-estima está baixa quando desenvolvemos algumas características como: insegurança, inadequação, perfeccionismo, dúvidas constantes, incerteza do que se é, sentimento vago de não ser capaz, de não conseguir realizar nada, não se permitindo errar  e  com muita necessidade de agradar, ser  aprovado/a, reconhecida pelo que faz e nem sempre pelo que é.
Se você identificou algumas dessas características, pode ser que esteja precisando aumentar seu autoconhecimento para assim  elevar  sua  auto-estima.

Geralmente, para os profissionais que lidam com comportamento humano, o cliente chega fragilizado e com os olhos cheios de esperança por palavras que indiquem um alento ao seu âmago sofrido. Talvez pensem que seu ego ferido sairá vitorioso na batalha final. De alguma forma ele sempre dirá:  diga-me tudo, eu estou preparado...; O que devo fazer para ser feliz?...; Doutor, eu vim aqui só para pegar aquelas pílulas que me fazem bem...; Padre, quantas orações preciso para ser perdoado?...; Deus, até quando terei que sofrer?...; Que a vida castigue quem errou comigo! Só assim poderei ser feliz!... . Com certeza todos eles ajudariam de alguma forma, mas não poderiam retirar a angústia com as próprias mãos, fazer o tempo voltar ou decidirem o que é melhor para o futuro dessas pessoas. Devemos compreender que eles não possuem o poder sobre nossas vidas e/ou  não estão  à mercê de nossos caprichos! Na realidade, os profissionais do  bem-estar, são  meros coadjuvantes se compararmos com o  autoconhecimento. 

Vejamos os grandes mistérios que devíamos tentar descobrirmos sozinhos: onde está nossa força, coragem, dignidade, quais  são nossos  limites  emocionais do amor e do ódio, quais são nossas fraquezas, qualidades, dons? Afinal, qual o aspecto positivo e negativo que se encontra impregnada em nossa personalidade? Contudo, se  estivermos  aptos, formos humildes para  assimilar a  ajuda dos maravilhosos profissionais do bem-estar, poderemos cultivar  a  benéfica  semente  que  eles plantam  em nossa consciência e fazermos  desabrochar o que  há  de  melhor  em  nós mesmos; talvez, até descobrir  novos  frutos  em  nossa  própria  árvore!  

A busca de um alento só resolve momentaneamente uma situação; contudo, para que o equilíbrio perdure  deve-se  fazer  uma  renovação de conceitos, buscar quem somos, qual  nossa potencialidade. Toda vez que somos afrontados pelas pessoas ou situações da vida, com perdas e complicações, o nosso medo aflora e perdemos o contato com a realidade. Não somos capazes de enfrentar o problema porque o confronto entre o que nós queremos e o que os outros desejam são diferentes; então, recuamos e sofremos. 

Este ponto é  a  característica  principal do  início do  autoconhecimento que  poderá nos  levar  a iluminação interior ou se o negarmos tendemos à escuridão da alma. Se a pessoa gosta de sofrer e sentir-se culpada por todas as mazelas de sua vida, então, ficará inerte, sem achar uma saída. Se a pessoa passa por grandes revezes e consegue continuar planejando a vida, então, conseguirá encontrar uma solução satisfatória. Bem, mas é difícil descobrir novos caminhos quando se está sem esperança, não é verdade? 


Depoimento
"O sucesso e a felicidade são resultado da disciplina e do controle, ambos alcançados através do foco nos objetivos e evitar a distração. Para se manter focado é preciso clareza e perseverança, saber lidar com a frustração e aprender a extrair  lições das  experiências vividas, sejam  elas  boas ou más. O processo de coaching  (.. ....) me ajudou a orientar meu foco e a clarear meus objetivos em um período de dificuldades, me ajudando a elevar a estima, o bom-humor, energia e perseverança. Ele foi capaz de me provocar e me estimular de modo a me motivar a procurar melhorias e avanços no meu estado emocional. Por  ter me mudado do Brasil para um país de cultura e hábitos diferentes a ajuda do (........) foi primordial para eu alcançar ótimos resultados, tanto  pessoal quanto profissionalmente, e superar as dificuldades que se têm quando me encontrei em um ambiente estranho e novo. Obrigado (......) pelo companheirismo e pelo trabalho de desenvolvimento".   N.M

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESILIÊNCIA: caraterística dos Vencedores

Uma palavra cada vez mais ouvida no meio empresarial e corporativo precisa sem compreendida para us á-la adequadamente. Nossa realidade hoje mais do que nunca exige possuir esta  caraterística que tem aplicação em todas as áreas da vida. Atualmente resiliência é utilizado no mundo dos negócios para caracterizar pessoas que têm a  capacidade de retornar ao seu equilíbrio emocional  após sofrer grandes pressões ou estresse , ou seja, são dotadas de habilidades que lhes permitem lidar com problemas sob pressão ou estresse mantendo o equilíbrio emocional. A   resiliência  é um conceito   psicológico   emprestado da   física , definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar  obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc. - sem entrar em surto psicológico. No entanto, Job (2003), que estudou a resiliência em organizações, argumenta que a ela se trata de uma tomada de decisão quando algu...

5 ARGUMENTOS FALSOS PARA EVITAR SAIR DA ZONA DE CONFORTO

Um príncipe foi presenteado com dois jovens falcões. Impressionado com as aves, ssem saber o que fazer, logo   contratou um mestre em falcões para treiná-los. Depois de vários meses, o instrutor disse ao príncipe que um dos falcões foi bem educado, mas não sabia o que estava acontecendo com o outro. Desde que ele tinha chegado ao palácio, ele não havia se mudado de galho. Ainda tinha  que  levar  a  comida  diariamente  a  ele. O PRÍNCIPE chamou diversos curandeiros, especialistas em aves, mas nenhum pode fazer o pássaro voar. Desesperado, ele emitiu um decreto proclamando uma recompensa para aqueles que fizessem o falcão voar. Na manhã seguinte, o príncipe viu o pássaro voando em seus jardins. – Traga o autor deste milagre! Ordenou o príncipe. Apareceu diante dele  um simples camponês. O príncipe perguntou: – Como você conseguiu fazer o falcão voar? Você é um mago? – Não foi muito difícil meu príncipe – disse sorrindo o homem....

Modelos de COMUNICAÇÃO

As pessoas diferem na maneira como se veem a si próprias e esta autovisão afeta a maneira como comunicam com outras pessoas. É esta autovisão, em vez de eficácia da comunicação, que determina a forma como a maioria das pessoas comunica. Na gestão, no entanto, os gestores podem aprender a adquirir hábitos de comunicação eficazes.  As  capacidades de  comunicação são os elementos-chave para a gestão eficaz. Em primeiro lugar, a comunicação deve assegurar que a pessoa-alvo ou grupo-alvo devem compreender a mensagem específica que  o comunicador pretende  transmitir. Em segundo lugar, a comunicação deve evocar a resposta desejada. O estilo de comunicação pode  afetar  o tipo de  resposta evocada. Pesquisas recentes destacam diferenças. Conhecer  os  Diferentes Estilos de  Comunicação Os investigadores observaram três estilos básicos de comunicação - agressivo, passivo e assertivo . Na prática, a maioria das  pessoas têm um...