Pular para o conteúdo principal

EDUCAÇÃO e HÁBITOS

Lembro ter  ouvido um líder sábio dizer : "  a  educação  é cara  mas  a  ignorância é mais ainda!"
Podemos apreciar e comprovar  essa realidade tanto aqui no Brasil como em outros países em desenvolvimento. Sem uma boa educação secular, não somente perde o individuo, mas as famílias, empresas, instituições  e governos. O custo é muito elevado porque  o  nível  de produtividade  é  muito baixo em comparação a outros países como demonstram as pesquisas. Segundo matéria publicada BBC Brasil Noticias detalha :
"O Brasil, que entre 2007 e 2010 havia pulado de 49º para 38º no ranking, ficou neste ano em 44º entre 59 países analisados.
O Brasil perdeu posições para México (que saltou de 47º para 38º entre 2010 e 2011), Turquia (48º para 39º), Filipinas (que caiu de 39º para 41º), Itália (de 40º para 42º) e Peru (41º para 43º). Os Emirados Árabes Unidos, que foram incluídos pela primeira vez no ranking neste ano, aparecem em 28º lugar, tomando mais uma posição do Brasil."
Dados da Conference Board de 2012 apontam que o Brasil está na 15ª colocação em produtividade na América Latina, à frente só de Bolívia e Equador. No ranking mundial o Brasil aparece na 79ª posição entre 122 países. Nossa produtividade é cinco vezes menor do que a dos EUA. Apesar de ter aumentado 2,1% nos últimos anos, o crescimento está abaixo de outros membros do BRIC: China – 9,8%, Índia – 5,8%, Rússia 3,2%. Melhoramos, mas num nível inferior ao dos nossos competidores diretos e perdemos posição. Em 1950, o Brasil estava na 34ª posição logo atrás do Japão, devastado pela guerra.
Não é que o brasileiro trabalhe pouco. Trabalhamos mais horas por dia do que americanos e alemães. Ou seja, se considerarmos a produtividade por hora trabalhada, o quadro é ainda pior. Neste quesito, éramos o penúltimo de 30 países em 1950, somos o último de 52 países em 2012.
Nosso problema é a eficácia questionável e a baixa eficiência. Eficácia é a medida de atingimento dos resultados desejados e eficiência  refere-se  à relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados.
Comparativamente, temos poucas empresas e pessoas com excelência de classe mundial. Dados do INAF indicam que apenas um em cada 4 brasileiros domina plenamente as habilidades de leitura, escrita e matemática. Num mundo cada vez mais complexo, que exige a colaboração de redes de empresas e pessoas, as empresas mais produtivas têm um duplo desafio no Brasil: a “competição” global e o desenvolvimento de fornecedores locais.
Como aumentar a eficiência do trabalho? Uma única resposta: melhorando a administração do tempo das pessoas e melhorando o nível de ensino em todas as áreas. Pode cada individuo assumir a responsabilidade por aprender a estudar, adquirir conhecimentos por sua conta, elaborar um plano de desenvolvimento com a guia de  um  Coach profissional.  Isso também  é uma questão de tecnologia. Não só a tecnologia das ferramentas usadas, mas também dos processos de trabalho. Mais uma vez, a interação pessoal deixa muito a desejar  por falta  de preparo e são apontadas deficiências nas áreas gerenciais e de liderança que lidam com processos e estrategias.
Mais do que nunca  quem  investir em  sua  educação, formação , autoconhecimento e desenvolvimento das competências e habilidades  vai  levar  vantagem em todo sentido. Adquirir  hábitos  eficientes e produtivos tem a ver com  identificar  claramente seus objetivos, valores  e  ações coerentes.  Um Coach  profissional  pode fazer toda a diferença como já está demonstrado nos países de primeiro mundo, onde o percentual de profissionais, empresários, CEO´s  e pessoas das mais diversas áreas contratam seus serviços para conquistar  melhores resultados.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESILIÊNCIA: caraterística dos Vencedores

Uma palavra cada vez mais ouvida no meio empresarial e corporativo precisa sem compreendida para us á-la adequadamente. Nossa realidade hoje mais do que nunca exige possuir esta  caraterística que tem aplicação em todas as áreas da vida. Atualmente resiliência é utilizado no mundo dos negócios para caracterizar pessoas que têm a  capacidade de retornar ao seu equilíbrio emocional  após sofrer grandes pressões ou estresse , ou seja, são dotadas de habilidades que lhes permitem lidar com problemas sob pressão ou estresse mantendo o equilíbrio emocional. A   resiliência  é um conceito   psicológico   emprestado da   física , definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar  obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc. - sem entrar em surto psicológico. No entanto, Job (2003), que estudou a resiliência em organizações, argumenta que a ela se trata de uma tomada de decisão quando algu...

5 ARGUMENTOS FALSOS PARA EVITAR SAIR DA ZONA DE CONFORTO

Um príncipe foi presenteado com dois jovens falcões. Impressionado com as aves, ssem saber o que fazer, logo   contratou um mestre em falcões para treiná-los. Depois de vários meses, o instrutor disse ao príncipe que um dos falcões foi bem educado, mas não sabia o que estava acontecendo com o outro. Desde que ele tinha chegado ao palácio, ele não havia se mudado de galho. Ainda tinha  que  levar  a  comida  diariamente  a  ele. O PRÍNCIPE chamou diversos curandeiros, especialistas em aves, mas nenhum pode fazer o pássaro voar. Desesperado, ele emitiu um decreto proclamando uma recompensa para aqueles que fizessem o falcão voar. Na manhã seguinte, o príncipe viu o pássaro voando em seus jardins. – Traga o autor deste milagre! Ordenou o príncipe. Apareceu diante dele  um simples camponês. O príncipe perguntou: – Como você conseguiu fazer o falcão voar? Você é um mago? – Não foi muito difícil meu príncipe – disse sorrindo o homem....

Modelos de COMUNICAÇÃO

As pessoas diferem na maneira como se veem a si próprias e esta autovisão afeta a maneira como comunicam com outras pessoas. É esta autovisão, em vez de eficácia da comunicação, que determina a forma como a maioria das pessoas comunica. Na gestão, no entanto, os gestores podem aprender a adquirir hábitos de comunicação eficazes.  As  capacidades de  comunicação são os elementos-chave para a gestão eficaz. Em primeiro lugar, a comunicação deve assegurar que a pessoa-alvo ou grupo-alvo devem compreender a mensagem específica que  o comunicador pretende  transmitir. Em segundo lugar, a comunicação deve evocar a resposta desejada. O estilo de comunicação pode  afetar  o tipo de  resposta evocada. Pesquisas recentes destacam diferenças. Conhecer  os  Diferentes Estilos de  Comunicação Os investigadores observaram três estilos básicos de comunicação - agressivo, passivo e assertivo . Na prática, a maioria das  pessoas têm um...