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Modelo de Gestão: ACCOUNTABILITY

Depois de ter trabalhado no mercado financeiro por 20 anos, outros 15 anos em multinacional tendo contato direto com executivos e observando os diversos modelos de gestão nas empresas publicas e privadas, entendo que as boas praticas tornam imprescindível a conduta responsável.  Accountability é um termo da língua inglesa, sem tradução exata para o português, que remete à obrigação de membros de um órgão administrativo ou representativo de prestar contas a instâncias controladoras ou a seus representados. Outro termo usado numa possível versão portuguesa é responsabilização.

Accountability  pode ser traduzida também para o português, deficientemente, por "prestar contas". «Accountability» significa que quem desempenha funções de importância na sociedade, organizações, instituições ou empresas  deve regularmente explicar o que anda a fazer, como faz, por que faz, quanto gasta e o que vai fazer a seguir. Não se trata, portanto, apenas de prestar contas em termos quantitativos mas de auto-avaliar a obra feita, de dar a conhecer o que se conseguiu e de justificar aquilo em que se falhou.

Em papéis de liderança accountability  é  a confirmação de recepção e suposição de responsabilidade para ações, produtos, decisões, e políticas incluindo a administração, governo e implementação dentro do alcance do papel ou posição de emprego e incluir a obrigação de informar, explicar  e ser respondíveis para resultar conseqüências positivas.
Aplicar este conceito depende do tempo dedicado a capacitar e treinar equipes. Modificar condutas demanda trabalho e dadas as diferenças educacionais e culturais torna desafiante implantar o modelo de "prestar contas" e assumir responsabilidades.

Como Coach tenho trabalhado vários anos junto a pessoas, capacitando, treinando e liderando equipes. Motivei e acompanhei o processo de formação de novos lideres através do exemplo e conferi os resultados. As mudanças comportamentais acontecem quando se faz um acompanhamento continuo com avaliações, correções e reconhecimentos. Ampliar a visão dos colaboradores valorizando os esforços e trabalho no contexto geral do objetivo, seja numa empresa privada, publica u organizações.
Os resultados nas empresas de países do primeiro mundo comprovam que um Coach experiente e competente contribui de forma efetiva para mudanças duradouras e melhores resultados.  


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