As pessoas diferem na maneira como se veem a si próprias e esta autovisão
afeta a maneira como comunicam com outras pessoas. É esta autovisão, em vez de
eficácia da comunicação, que determina a forma como a maioria das pessoas
comunica. Na gestão, no entanto, os gestores podem aprender a adquirir hábitos
de comunicação eficazes.
As capacidades de comunicação são os elementos-chave para a
gestão eficaz. Em primeiro lugar, a comunicação deve assegurar que a
pessoa-alvo ou grupo-alvo devem compreender a mensagem específica que o comunicador pretende transmitir. Em segundo lugar, a comunicação
deve evocar a resposta desejada. O estilo de comunicação pode afetar o tipo de resposta evocada. Pesquisas recentes destacam
diferenças.
Conhecer os Diferentes Estilos de Comunicação
Os investigadores observaram
três estilos básicos de comunicação -
agressivo, passivo e assertivo. Na prática, a maioria das pessoas têm uma mistura entre estes três
estilos. Para além disso, diferentes situações podem exigir diferentes estilos,
para serem eficazes.
Estilo de comunicação
agressivo
O comunicador agressivo vê-se como sendo superior aos outros e quer que os
outros façam aquilo que quer. Este tipo
de comunicador não ouve os outros
e tende a monopolizar a comunicação.
Com uma atitude dominadora,
estes comunicadores conseguem, muitas vezes, o que querem, muitas vezes em
detrimento dos outros. Pensam que sabem tudo e que os outros têm nada para
lhes ensinar. Apontam dedos, arregalam os olhos, fitam as pessoas e falam em
voz alta.
Em situações de crise, os comunicadores agressivos podem ser
eficazes. Em situações normais, no entanto, os comunicadores agressivos tendem
a alienar as pessoas e a provocar, muitas vezes, contra-agressões. Em vez de alcançar objetivos, poderão pensar que os
seus objetivos podem ser sabotados por seguidores ressentidos.
Estilo de comunicação passivo
O comunicador passivo sente-se inferior aos outros e sente
que as outras pessoas sabem mais do que
ele. Nunca fala e concorda sempre com os outros, executando o que os outros lhe
exigem.
Este tipo de pessoa procura
evitar o conflito a todos os custos, muitas vezes concordando com ambas as
partes de uma discussão. Procuram a autorização dos outros antes de fazer seja o que for e preferem ser supervisionados de perto.
Raramente conseguem aquilo que querem e caem no silêncio, tornando-se
ressentidos quando sentem tratamento
desigual.
Os comunicadores passivos
tendem a perder a autoestima e ficam
confusos quanto à sua posição no esquema das coisas. Estão constantemente a
reclamar, em vez de fazer o que é necessário. São os seguidores ideais, pois
promovem as causas dos outros, mas
geralmente não são tidos em muita
consideração pelos seus colegas.
Na prática, esse estilo de
comunicação pode ser adequado numa situação onde não está muito em jogo. Quando lidamos com uma
pessoa agressiva, provocar um conflito que só produzirá perda de tempo não
produzirá resultados que valham a pena.
Estilo de comunicação
assertivo
O comunicador assertivo é caracterizado
principalmente por respeitar ambas as partes envolvidas. Esta pessoa sente que,
embora tenha direitos, a outra pessoa também tem direitos semelhantes. Não há
nenhum sentimento de superioridade ou inferioridade.
Confiante, decidido e realista, o comunicador assertivo
"negocia", em vez de ditar ou adiar, com os outros. Evoca o respeito dos outros, bem como respeita os outros e os seus
pontos de vista.
Este tipo de comunicador ouve a outra pessoa,
expressa os pontos de vista de forma
honesta e faz declarações como observações e expectativas. A pessoa é também
sensível aos sentimentos dos outros. "Que alternativas temos?" é a
abordagem típica que este tipo de comunicadores adopta quando discute caminhos
possíveis.
Na maioria das situações, o
estilo assertivo de comunicação, com contato visual direto, gestos naturais e expressões honestas, pode produzir resultados muito melhores do que os outros estilos
mencionados anteriormente.
Outros Métodos de
Classificação de Estilos de Comunicação
Existem outras formas de
classificar os estilos de comunicação. Por exemplo, poderíamos distinguir os
estilos de comunicação como:
·
Os "expressivos"
são pessoas que se exaltam com facilidade, que gostam de reconhecimento e que podem ser inspirados a alcançar coisas grandes, quando a
abordagem correta é utilizada;
·
Os ” impulsionadores”
têm pontos de vista fortes e decisivos e ficam melhor se fizerem as coisas à
sua maneira;
·
Os "ligadores"
apreciam as relações acima de tudo e trabalham melhor quando as pessoas
à volta demonstram interesse;
·
As pessoas analíticas
trabalham de forma metódica e sistemática e produzem melhor quando existe um
enquadramento estruturado a seguir.
No mundo real, poucas pessoas usam o mesmo estilo de
comunicação em todas as ocasiões. Por exemplo, podem comunicar de uma forma com
os seus superiores e de outra forma com os seus subordinados. As pessoas
poderão também adotar uma abordagem
manipuladora, tentando alcançar o que pretendem ao usar diferentes estilos de
comunicação. A conscientização sobre os diferentes estilos e os seus resultados
típicos pode melhorar a nossa comunicação.
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