Pular para o conteúdo principal

Modelos de COMUNICAÇÃO


As pessoas diferem na maneira como se veem a si próprias e esta autovisão afeta a maneira como comunicam com outras pessoas. É esta autovisão, em vez de eficácia da comunicação, que determina a forma como a maioria das pessoas comunica. Na gestão, no entanto, os gestores podem aprender a adquirir hábitos de comunicação eficazes.
 As  capacidades de  comunicação são os elementos-chave para a gestão eficaz. Em primeiro lugar, a comunicação deve assegurar que a pessoa-alvo ou grupo-alvo devem compreender a mensagem específica que  o comunicador pretende  transmitir. Em segundo lugar, a comunicação deve evocar a resposta desejada. O estilo de comunicação pode  afetar  o tipo de  resposta evocada. Pesquisas recentes destacam diferenças.
Conhecer  os  Diferentes Estilos de  Comunicação
Os investigadores observaram três estilos básicos de comunicação - agressivo, passivo e assertivo. Na prática, a maioria das  pessoas têm uma mistura entre estes três estilos. Para além disso, diferentes situações podem exigir diferentes estilos, para serem eficazes.
Estilo de comunicação agressivo
O comunicador agressivo vê-se  como sendo superior aos outros e quer que os outros façam aquilo que quer. Este  tipo de comunicador  não ouve os outros e tende  a monopolizar a comunicação.
Com uma atitude dominadora, estes comunicadores conseguem, muitas vezes, o que querem, muitas vezes em detrimento dos outros. Pensam que sabem tudo e que os outros têm  nada  para lhes ensinar. Apontam dedos, arregalam os olhos, fitam as pessoas e falam em voz alta.
Em situações de  crise, os comunicadores agressivos podem ser eficazes. Em situações normais, no entanto, os comunicadores agressivos tendem a alienar as pessoas e a provocar, muitas vezes, contra-agressões. Em vez  de alcançar objetivos, poderão pensar que os seus objetivos podem  ser sabotados  por seguidores ressentidos.
Estilo de comunicação passivo
O comunicador  passivo sente-se inferior aos outros e sente que  as outras pessoas sabem mais do que ele. Nunca fala e concorda sempre com os outros, executando o que os outros lhe exigem.
Este tipo de pessoa procura evitar o conflito a todos os custos, muitas vezes concordando com ambas as partes de uma discussão. Procuram a autorização dos outros antes de  fazer seja o que for  e preferem ser supervisionados de perto. Raramente conseguem aquilo que querem e caem no silêncio, tornando-se ressentidos  quando sentem tratamento desigual.
Os comunicadores passivos tendem  a perder a autoestima e ficam confusos quanto à sua posição no esquema das coisas. Estão constantemente a reclamar, em vez de fazer o que é necessário. São os seguidores ideais, pois promovem as causas dos  outros, mas geralmente não são tidos  em muita consideração pelos seus colegas.
Na prática, esse estilo de comunicação pode ser adequado numa situação onde  não está muito em jogo. Quando lidamos com uma pessoa agressiva, provocar um conflito que só produzirá perda de tempo não produzirá  resultados que valham a pena.

Estilo de comunicação assertivo
O  comunicador assertivo é caracterizado principalmente por respeitar ambas as  partes envolvidas. Esta pessoa sente que, embora tenha direitos, a outra pessoa também tem direitos semelhantes. Não há nenhum sentimento  de  superioridade  ou  inferioridade.
Confiante, decidido e  realista, o comunicador assertivo "negocia", em vez de  ditar  ou adiar, com os outros. Evoca o respeito dos  outros, bem como respeita os outros e os seus pontos de vista.
Este  tipo de comunicador ouve a outra pessoa, expressa os pontos de  vista de forma honesta e faz declarações como observações e expectativas. A pessoa é também sensível aos sentimentos dos outros. "Que alternativas temos?" é a abordagem típica que este tipo de comunicadores adopta quando discute caminhos possíveis.
Na maioria das situações, o estilo assertivo de comunicação, com contato visual direto, gestos  naturais e expressões honestas, pode produzir  resultados  muito melhores do que os outros estilos mencionados anteriormente.
Outros Métodos de Classificação de Estilos de Comunicação
Existem outras formas de classificar os estilos de comunicação. Por exemplo, poderíamos distinguir os estilos de comunicação como:

·         Os "expressivos" são pessoas que se exaltam com facilidade, que gostam de  reconhecimento e que podem ser  inspirados a alcançar coisas grandes, quando a abordagem correta é utilizada;
·         Os ” impulsionadores” têm pontos de vista fortes e decisivos e ficam melhor se fizerem as coisas à sua maneira;
·         Os "ligadores" apreciam as  relações acima de  tudo  e  trabalham melhor quando  as  pessoas à volta demonstram  interesse;
·         As pessoas analíticas trabalham de forma metódica e sistemática e produzem melhor quando existe um enquadramento  estruturado a seguir.


No mundo  real, poucas pessoas usam o mesmo estilo de comunicação em todas as ocasiões. Por exemplo, podem comunicar de uma forma com os seus superiores e de outra forma com os seus subordinados. As pessoas poderão também adotar  uma abordagem manipuladora, tentando alcançar o que pretendem ao usar diferentes estilos de comunicação. A conscientização sobre os diferentes estilos e os seus resultados típicos  pode  melhorar a nossa comunicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO MANTER UMA MENTALIDADE POSITIVA

  COMO  MANTER  UMA  MENTALIDADE  POSITIVA Após trabalhar 30 anos em vendas e liderando equipes, pude comprovar que grande parte dos resultados que teremos na vida profissional e pessoal dependem de uma mentalidade positiva Não quer dizer que só pensando assim virão as conquistas. Devemos agir coerentes com esses pensamentos, fazendo tudo ao nosso alcance para concretizar o que tanto desejamos. Detalho a seguir os conceitos que funcionam, com certeza : 1 . Escolha pensar sempre de forma positiva Desenvolva a vigilância sobre os pensamentos. E, quando perceber que um pensamento negativo surgiu, substitua-o, por um pensamento oposto. Para isso, você precisa de muita disciplina mental, ou seja, esse é um exercício diário. Ter uma atitude positiva diante da vida atrai pessoas e efeitos positivos. Energias que vibram em sintonia são, naturalmente, mais harmoniosas. 2. Não alimente preocupações Compreenda que alimentar os estados de sofrimento gera ainda mais do

Como saber Lidar com os Fracassos e Decepções me aproxima do Sucesso

  Você já parou para pensar que muitas vezes, a diferença entre o sucesso e o fracasso está na forma como lidamos com as adversidades que encontramos pelo caminho? Percebeu o tipo de pensamentos que inundam sua mente nos momentos frustrantes? Todos nós enfrentamos momentos de decepção e fracasso ao longo da vida, seja no âmbito pessoal, profissional ou nos negócios. No entanto, o que podemos observar é que algumas pessoas conseguem superar esses obstáculos, enquanto outras ficam presas a eles, sem saber como seguir em frente. Uma falha comum na maioria das pessoas é a dificuldade em entender, enfrentar e superar os fracassos e decepções que surgem antes de conquistar um objetivo, desenvolver uma carreira sólida ou estabelecer um negócio bem sucedido. Muitas vezes, nos deixamos abater pelas derrotas e nos esquecemos de que elas são apenas parte do processo de aprendizado e crescimento. Pensamentos como “Isto não é para mim”, “eu não consigo”, “não estou preparado”, “é impossível” e ta

A TRAGÉDIA DA MENTIRA E O ENGANO

                 Os Prejuízos e Desvantagens das Mentiras e Enganos nas Relações Humanas A honestidade é frequentemente proclamada como uma virtude fundamental nas interações humanas, enquanto a mentira e o engano são amplamente reconhecidos como comportamentos moralmente condenáveis. No entanto, além das implicações éticas, as mentiras e enganos têm efeitos prejudiciais profundos nas relações interpessoais, na saúde mental e na sociedade como um todo. Este artigo explora os diversos prejuízos e desvantagens associados à prática da mentira e do engano, destacando as consequências negativas que podem surgir tanto para os indivíduos quanto para as comunidades em que vivem. Desconfiança e Dificuldades nas Relações Interpessoais Um dos prejuízos mais óbvios das mentiras e enganos é a quebra de confiança. Quando uma pessoa é enganada ou descobre que houve mentira, é natural que isso abale a confiança que ela deposita na outra parte. A confiança é um pilar fundamental em qualquer relacioname