Pular para o conteúdo principal

EDUCAÇÃO e HÁBITOS

Lembro ter  ouvido um líder sábio dizer : "  a  educação  é cara  mas  a  ignorância é mais ainda!"
Podemos apreciar e comprovar  essa realidade tanto aqui no Brasil como em outros países em desenvolvimento. Sem uma boa educação secular, não somente perde o individuo, mas as famílias, empresas, instituições  e governos. O custo é muito elevado porque  o  nível  de produtividade  é  muito baixo em comparação a outros países como demonstram as pesquisas. Segundo matéria publicada BBC Brasil Noticias detalha :
"O Brasil, que entre 2007 e 2010 havia pulado de 49º para 38º no ranking, ficou neste ano em 44º entre 59 países analisados.
O Brasil perdeu posições para México (que saltou de 47º para 38º entre 2010 e 2011), Turquia (48º para 39º), Filipinas (que caiu de 39º para 41º), Itália (de 40º para 42º) e Peru (41º para 43º). Os Emirados Árabes Unidos, que foram incluídos pela primeira vez no ranking neste ano, aparecem em 28º lugar, tomando mais uma posição do Brasil."
Dados da Conference Board de 2012 apontam que o Brasil está na 15ª colocação em produtividade na América Latina, à frente só de Bolívia e Equador. No ranking mundial o Brasil aparece na 79ª posição entre 122 países. Nossa produtividade é cinco vezes menor do que a dos EUA. Apesar de ter aumentado 2,1% nos últimos anos, o crescimento está abaixo de outros membros do BRIC: China – 9,8%, Índia – 5,8%, Rússia 3,2%. Melhoramos, mas num nível inferior ao dos nossos competidores diretos e perdemos posição. Em 1950, o Brasil estava na 34ª posição logo atrás do Japão, devastado pela guerra.
Não é que o brasileiro trabalhe pouco. Trabalhamos mais horas por dia do que americanos e alemães. Ou seja, se considerarmos a produtividade por hora trabalhada, o quadro é ainda pior. Neste quesito, éramos o penúltimo de 30 países em 1950, somos o último de 52 países em 2012.
Nosso problema é a eficácia questionável e a baixa eficiência. Eficácia é a medida de atingimento dos resultados desejados e eficiência  refere-se  à relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados.
Comparativamente, temos poucas empresas e pessoas com excelência de classe mundial. Dados do INAF indicam que apenas um em cada 4 brasileiros domina plenamente as habilidades de leitura, escrita e matemática. Num mundo cada vez mais complexo, que exige a colaboração de redes de empresas e pessoas, as empresas mais produtivas têm um duplo desafio no Brasil: a “competição” global e o desenvolvimento de fornecedores locais.
Como aumentar a eficiência do trabalho? Uma única resposta: melhorando a administração do tempo das pessoas e melhorando o nível de ensino em todas as áreas. Pode cada individuo assumir a responsabilidade por aprender a estudar, adquirir conhecimentos por sua conta, elaborar um plano de desenvolvimento com a guia de  um  Coach profissional.  Isso também  é uma questão de tecnologia. Não só a tecnologia das ferramentas usadas, mas também dos processos de trabalho. Mais uma vez, a interação pessoal deixa muito a desejar  por falta  de preparo e são apontadas deficiências nas áreas gerenciais e de liderança que lidam com processos e estrategias.
Mais do que nunca  quem  investir em  sua  educação, formação , autoconhecimento e desenvolvimento das competências e habilidades  vai  levar  vantagem em todo sentido. Adquirir  hábitos  eficientes e produtivos tem a ver com  identificar  claramente seus objetivos, valores  e  ações coerentes.  Um Coach  profissional  pode fazer toda a diferença como já está demonstrado nos países de primeiro mundo, onde o percentual de profissionais, empresários, CEO´s  e pessoas das mais diversas áreas contratam seus serviços para conquistar  melhores resultados.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber Lidar com os Fracassos e Decepções me aproxima do Sucesso

  Você já parou para pensar que muitas vezes, a diferença entre o sucesso e o fracasso está na forma como lidamos com as adversidades que encontramos pelo caminho? Percebeu o tipo de pensamentos que inundam sua mente nos momentos frustrantes? Todos nós enfrentamos momentos de decepção e fracasso ao longo da vida, seja no âmbito pessoal, profissional ou nos negócios. No entanto, o que podemos observar é que algumas pessoas conseguem superar esses obstáculos, enquanto outras ficam presas a eles, sem saber como seguir em frente. Uma falha comum na maioria das pessoas é a dificuldade em entender, enfrentar e superar os fracassos e decepções que surgem antes de conquistar um objetivo, desenvolver uma carreira sólida ou estabelecer um negócio bem sucedido. Muitas vezes, nos deixamos abater pelas derrotas e nos esquecemos de que elas são apenas parte do processo de aprendizado e crescimento. Pensamentos como “Isto não é para mim”, “eu não consigo”, “não estou preparado”, “é impossível” e ta

COMO MANTER UMA MENTALIDADE POSITIVA

  COMO  MANTER  UMA  MENTALIDADE  POSITIVA Após trabalhar 30 anos em vendas e liderando equipes, pude comprovar que grande parte dos resultados que teremos na vida profissional e pessoal dependem de uma mentalidade positiva Não quer dizer que só pensando assim virão as conquistas. Devemos agir coerentes com esses pensamentos, fazendo tudo ao nosso alcance para concretizar o que tanto desejamos. Detalho a seguir os conceitos que funcionam, com certeza : 1 . Escolha pensar sempre de forma positiva Desenvolva a vigilância sobre os pensamentos. E, quando perceber que um pensamento negativo surgiu, substitua-o, por um pensamento oposto. Para isso, você precisa de muita disciplina mental, ou seja, esse é um exercício diário. Ter uma atitude positiva diante da vida atrai pessoas e efeitos positivos. Energias que vibram em sintonia são, naturalmente, mais harmoniosas. 2. Não alimente preocupações Compreenda que alimentar os estados de sofrimento gera ainda mais do

A TRAGÉDIA DA MENTIRA E O ENGANO

                 Os Prejuízos e Desvantagens das Mentiras e Enganos nas Relações Humanas A honestidade é frequentemente proclamada como uma virtude fundamental nas interações humanas, enquanto a mentira e o engano são amplamente reconhecidos como comportamentos moralmente condenáveis. No entanto, além das implicações éticas, as mentiras e enganos têm efeitos prejudiciais profundos nas relações interpessoais, na saúde mental e na sociedade como um todo. Este artigo explora os diversos prejuízos e desvantagens associados à prática da mentira e do engano, destacando as consequências negativas que podem surgir tanto para os indivíduos quanto para as comunidades em que vivem. Desconfiança e Dificuldades nas Relações Interpessoais Um dos prejuízos mais óbvios das mentiras e enganos é a quebra de confiança. Quando uma pessoa é enganada ou descobre que houve mentira, é natural que isso abale a confiança que ela deposita na outra parte. A confiança é um pilar fundamental em qualquer relacioname