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FEEDBACK - Significado e aplicação benéfica

O termo em Inglês  “Feedback” significa  realimentação ou mecanismo de revisão e é utilizado nas relações humanas para definir  um  processo muito  importante  ao  se  tratar de  vida  em  grupo. Se  trata  de  fazer  comentários  sobre  algo  determinado.

Infelizmente não temos costume de dar  e receber  feedback, desta maneira, são  raras as chances de sabermos se estamos ou não  indo bem  nas  atividades que desempenhamos. Existem  variadas  formas de  fazer  comentários. O verdadeiro sentido que aqui  tratamos é tendo conotação  profissional,  é  “comentário honesto, profissional, respeitoso e ético’. Pode ser  aplicado a  titulo pessoal  também  por  aqueles  do  nosso circulo de confiança  e alta  estima ou pessoas com  preparo, educação e alto senso de responsabilidade nos  relacionamentos. Somente assim  têm aproveitamento real.

O pior é que, ao fornecermos feedback, adotamos uma postura crítica com  carga emocional, provocando reações de mágoa e agressão. Quando temos estas atitudes deixamos de ter  uma excelente oportunidade de conhecimento e aperfeiçoamento mútuo e acabamos  transformando a situação em  um detonador de  desentendimentos e ressentimentos.

Profissionalmente falando, todos nós precisamos de feedback para melhorar  nosso desempenho em  relação à organização e às pessoas com  quem trabalhamos. Se não recebermos um retorno apropriado, podemos nos  sentir  desestimulados, gerando consequências como  desperdício de  tempo e dinheiro.

Feedback  é um produto quase em  extinção no mercado, privilégio de poucos e desejo de muitos. Não se compra, se aprende. Não se estoca e nem se guarda, ao contrário, deve-se cuidar  para não perder  o momento correto de  fornecê-lo senão vence o prazo de validade, tornando-se  nesse caso um  produto indigesto ou insípido.

Características do  feedback:

- Oportunidade de desenvolvimento positivo;

- Processo de ajuda e estímulo para mudança de comportamento e/ou aquisição de desenvolvimento de competências;

- Via de mão dupla: transmissor e receptor  precisam estar  abertos e flexíveis à mudança;

- Deve ser  honesto, direto e específico;

- Estruturado de  modo construtivo.


Um  presente para  o crescimento

O feedback  é considerado um " presente" que  damos e recebemos e por  isso  também  requer  cuidados que precisamos tomar:

1. Planejamento – Não inicie o processo de feedback sem refletir sobre o que dizer, enriqueça  suas palavras com  exemplos objetivos e pontuais;

2. Abordagem específica – Não rotule nem generalize, isso faz com que sua abordagem perca o significado, pois não fornecem  informações suficientes para  serem  compreendidas e utilizadas. É altamente destrutivo  para a relação e diminui a autoestima do outro.

3. Foco no comportamento – Mencione comportamentos específicos que  podem  ser analisados, mensurados  e/ou observados.

4. Hora e local para rodar o processo do feedback - Hora: seja o mais  breve possível, em clima amigável, sendo 100%  ético. Local: onde só  esteja você e a pessoa.

5. Seja  racional – É muito  importante  saber  dosar  o que  dizer  entre  feedbacks corretivos e positivos.

6. Disposição para ouvir - Ouvir o ponto de vista do outro é essencial; quem  não sabe ouvir, também  não sabe como e o que perguntar.



Dicas para um  feedback eficaz

- Evite a  falta  de  paciência  e  a  ansiedade;

- Tenha o máximo de  respeito  com  o  outro lado;

- Entenda o quanto é difícil  se preparar  para o feedback, independentemente se  você que  irá  fazer ou  receber  a avaliação;

- Baseie-se  em  fatos  concretos;

- Substitua  palavras  negativas. Por exemplo, em vez  de  pontuar  críticas  ou  pontos negativos, use  pontos a desenvolver;

- O gestor  deve  criar  um  clima  de  empatia  com  o  funcionário;

- Anote o que  for  apontado durante a reunião para que os pontos positivos  sejam  mantidos e os pontos a desenvolver  sejam trabalhados;

- O subordinado  deve  estar  preparado  para  ouvir e  não deve  ficar  se  justificando;

- Faça uma  autoavaliação sobre  as  informações  colhidas;

- Rediscuta, quando  houver  essa liberdade, com  o superior  as  questões  repensadas.

Pratique  dar  e  receber  feedbacks  para  se  tornar  um  Líder de Excelência !   Sucesso a todos!

Gustavo BORBA  GONZALEZ -  Coach

www.proexcelencia.com.br -     Mail: proexcelencia.coach@gmail.com

Comentários

  1. Excelente Muchas gracias por compartir !

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  2. Ótimo material muito educativo, motivador e muito útil para se usar no dia a dia

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