Achei muito interessante, necessária e oportuna a matéria que recebi e aproveito a compartilhar.
Integrar. Essa é a habilidade que os líderes das empresas precisarão treinar para sobreviver na nova
realidade do mundo dos negócios. Pelo menos é o que defende o guru de
gestão Ram Charan. Ele recorre a Steve Jobs para ilustrar seu argumento.
“Vocês conhecem o iPhone. Quantas partes ele tem? Como é o seu chip, seu
software e seu vidro? Quanta integração é necessária para juntar tudo isso? O
Steve Jobs não inventou nenhuma tecnologia. Ele só as uniu”, afirmou, durante
palestra no HSM Expo Management nesta quarta-feira (05/11) em São Paulo.
Charan compara um líder integrador a um diretor de
cinema. Ele precisa pensar no dinheiro, nos atores, nos efeitos especiais, nos
roteiristas e na locação para apresentar um trabalho final que entretenha e
emocione o público. Ou a um maestro, que precisa ficar de olho em vários
músicos, cada um especialista em seu instrumento, e identificar se há alguém
fora de ritmo ou desafinado.
A capacidade de integração ganha importância no
momento em que empresas da nova geração, como Amazon, Google, Netflix, Apple e Alibaba,
forçam mudanças dentro das empresas tradicionais. Essas companhias são
orientadas pela velocidade e pela experiência do consumidor. Para alcançá-las,
é necessário, segundo Charan, reduzir as hierarquias para tornar as decisões
mais dinâmicas e incentivar a colaboração. Além
disso, é importante criar times multidisciplinares.
Voltando ao exemplo do iPhone: para torná-lo
realidade, foi necessário unir especialistas em vidro, em chips, em software e
em design. Cada um deles é muito bom no que faz e tinha suas propostas para
criar o melhor em sua área. Mas, para produzir o melhor produto possível, eles
tiveram que ser integrados e dialogar.
Charan listou as sete habilidades que os líderes
integradores precisam ter. Para se tornar um especialista no assunto, é
necessário praticar.
1. Tenha clareza da meta. Imagine e visualize onde você quer chegar com sua empresa ou um produto
2. Selecione os melhores especialistas
3. Ouça e procure pela melhor ideia. Não se contente com as primeiras opções colocadas na mesa e encoraje o time a apresentar seu melhor
4. Conecte os especialistas, faça com que eles confrontem suas ideias e tente encontrar os conflitos
1. Tenha clareza da meta. Imagine e visualize onde você quer chegar com sua empresa ou um produto
2. Selecione os melhores especialistas
3. Ouça e procure pela melhor ideia. Não se contente com as primeiras opções colocadas na mesa e encoraje o time a apresentar seu melhor
4. Conecte os especialistas, faça com que eles confrontem suas ideias e tente encontrar os conflitos
5. Faça escolhas e tome decisões, de preferência em conjunto
6. Consiga que a equipe se comprometa com o todo
7. Execute e entregue
6. Consiga que a equipe se comprometa com o todo
7. Execute e entregue
Isso explica porque nos países de primeiro mundo, profissionais, empresários, artistas, esportistas e pessoas com ambição contratam os serviços de um Coach. Mais do que nunca se precisa uma nova forma de pensar, aumentar o autoconhecimento, melhorar a qualidade da comunicação consigo mesmo e entre as pessoas, criar harmonia e sinergia nas equipes de trabalho e aproveitar melhor os talentos, habilidades e conhecimentos de cada pessoa.
Vale a pena investir em você, adquirir uma educação mental , emocional e física.
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