Pular para o conteúdo principal

AUTOCONHECIMENTO

Acho que um dos ensinamentos mais preciosos que eu recebi durante o meu processo de coaching foi reconhecer o quanto é poderoso o  autoconhecimento  quando alinhado  com  os nossos valores  e desejos. O caminho para  irmos de encontro aos nossos desejos (pessoais e profissionais) é a clareza de propósito – de nossos pensamentos e de nossas ações – e o quanto estamos dispostos a sermos fiéis a esse propósito.
Filósofos como Platão, Spinoza, Freud e Moran  fazem  parte  de uma tradição que vê o  autoconhecimento  como uma  conquista ou realização  que  traz  saúde  e liberdade para  a pessoa. Este  projeto  ético  tem  suas  raízes  no conceito do  famoso  Sócrates:
 " conhece-te a ti mesmo"
Seguindo esta linha de pensamento, o  autoconhecimento é uma  realização, ao invés de algo dado ou  prontamente disponível ao sujeito. Para  conhecer-se  a  si  mesmo, a  pessoa  precisa  refletir, ponderar  e  interpretar  a si mesmo. Logo  vai  descobrir  que  vem  repetindo
condutas desprezativas de si mesmo e que afetam  seu  bem estar  cotidiano. Trata-se  da  autoestima.


A auto-estima oscila de acordo com as situações e principalmente em como nos sentimos em relação a cada uma delas. Mas . . . . o que faz com que algumas pessoas sejam mais seguras de si, mais estáveis emocionalmente enquanto outras se perdem, se desesperam quando algo acontece?
O  diferencial  que  faz  com  que  cada  um consiga  ter  controle  sob  suas  emoções  é  o autoconhecimento.
O quanto você se conhece? Muito? Pouco? A maior parte das pessoas acredita que se conhece, mas na verdade se conhece muito pouco. Você ama alguém ou confia em alguém que pouco conhece? Geralmente amamos e confiamos apenas em quem conhecemos muito! E se você não se conhece como quer acreditar mais em sua própria capacidade? Como quer  ir em busca de seus sonhos se não acredita ser capaz? E por que não acredita ser capaz? 
 Porque não sabe quem você é.
Podemos perceber  que  a  auto-estima está baixa quando desenvolvemos algumas características como: insegurança, inadequação, perfeccionismo, dúvidas constantes, incerteza do que se é, sentimento vago de não ser capaz, de não conseguir realizar nada, não se permitindo errar  e  com muita necessidade de agradar, ser  aprovado/a, reconhecida pelo que faz e nem sempre pelo que é.
Se você identificou algumas dessas características, pode ser que esteja precisando aumentar seu autoconhecimento para assim  elevar  sua  auto-estima.

Geralmente, para os profissionais que lidam com comportamento humano, o cliente chega fragilizado e com os olhos cheios de esperança por palavras que indiquem um alento ao seu âmago sofrido. Talvez pensem que seu ego ferido sairá vitorioso na batalha final. De alguma forma ele sempre dirá:  diga-me tudo, eu estou preparado...; O que devo fazer para ser feliz?...; Doutor, eu vim aqui só para pegar aquelas pílulas que me fazem bem...; Padre, quantas orações preciso para ser perdoado?...; Deus, até quando terei que sofrer?...; Que a vida castigue quem errou comigo! Só assim poderei ser feliz!... . Com certeza todos eles ajudariam de alguma forma, mas não poderiam retirar a angústia com as próprias mãos, fazer o tempo voltar ou decidirem o que é melhor para o futuro dessas pessoas. Devemos compreender que eles não possuem o poder sobre nossas vidas e/ou  não estão  à mercê de nossos caprichos! Na realidade, os profissionais do  bem-estar, são  meros coadjuvantes se compararmos com o  autoconhecimento. 

Vejamos os grandes mistérios que devíamos tentar descobrirmos sozinhos: onde está nossa força, coragem, dignidade, quais  são nossos  limites  emocionais do amor e do ódio, quais são nossas fraquezas, qualidades, dons? Afinal, qual o aspecto positivo e negativo que se encontra impregnada em nossa personalidade? Contudo, se  estivermos  aptos, formos humildes para  assimilar a  ajuda dos maravilhosos profissionais do bem-estar, poderemos cultivar  a  benéfica  semente  que  eles plantam  em nossa consciência e fazermos  desabrochar o que  há  de  melhor  em  nós mesmos; talvez, até descobrir  novos  frutos  em  nossa  própria  árvore!  

A busca de um alento só resolve momentaneamente uma situação; contudo, para que o equilíbrio perdure  deve-se  fazer  uma  renovação de conceitos, buscar quem somos, qual  nossa potencialidade. Toda vez que somos afrontados pelas pessoas ou situações da vida, com perdas e complicações, o nosso medo aflora e perdemos o contato com a realidade. Não somos capazes de enfrentar o problema porque o confronto entre o que nós queremos e o que os outros desejam são diferentes; então, recuamos e sofremos. 

Este ponto é  a  característica  principal do  início do  autoconhecimento que  poderá nos  levar  a iluminação interior ou se o negarmos tendemos à escuridão da alma. Se a pessoa gosta de sofrer e sentir-se culpada por todas as mazelas de sua vida, então, ficará inerte, sem achar uma saída. Se a pessoa passa por grandes revezes e consegue continuar planejando a vida, então, conseguirá encontrar uma solução satisfatória. Bem, mas é difícil descobrir novos caminhos quando se está sem esperança, não é verdade? 


Depoimento
"O sucesso e a felicidade são resultado da disciplina e do controle, ambos alcançados através do foco nos objetivos e evitar a distração. Para se manter focado é preciso clareza e perseverança, saber lidar com a frustração e aprender a extrair  lições das  experiências vividas, sejam  elas  boas ou más. O processo de coaching  (.. ....) me ajudou a orientar meu foco e a clarear meus objetivos em um período de dificuldades, me ajudando a elevar a estima, o bom-humor, energia e perseverança. Ele foi capaz de me provocar e me estimular de modo a me motivar a procurar melhorias e avanços no meu estado emocional. Por  ter me mudado do Brasil para um país de cultura e hábitos diferentes a ajuda do (........) foi primordial para eu alcançar ótimos resultados, tanto  pessoal quanto profissionalmente, e superar as dificuldades que se têm quando me encontrei em um ambiente estranho e novo. Obrigado (......) pelo companheirismo e pelo trabalho de desenvolvimento".   N.M

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber Lidar com os Fracassos e Decepções me aproxima do Sucesso

  Você já parou para pensar que muitas vezes, a diferença entre o sucesso e o fracasso está na forma como lidamos com as adversidades que encontramos pelo caminho? Percebeu o tipo de pensamentos que inundam sua mente nos momentos frustrantes? Todos nós enfrentamos momentos de decepção e fracasso ao longo da vida, seja no âmbito pessoal, profissional ou nos negócios. No entanto, o que podemos observar é que algumas pessoas conseguem superar esses obstáculos, enquanto outras ficam presas a eles, sem saber como seguir em frente. Uma falha comum na maioria das pessoas é a dificuldade em entender, enfrentar e superar os fracassos e decepções que surgem antes de conquistar um objetivo, desenvolver uma carreira sólida ou estabelecer um negócio bem sucedido. Muitas vezes, nos deixamos abater pelas derrotas e nos esquecemos de que elas são apenas parte do processo de aprendizado e crescimento. Pensamentos como “Isto não é para mim”, “eu não consigo”, “não estou preparado”, “é impossível” e ta

COMO MANTER UMA MENTALIDADE POSITIVA

  COMO  MANTER  UMA  MENTALIDADE  POSITIVA Após trabalhar 30 anos em vendas e liderando equipes, pude comprovar que grande parte dos resultados que teremos na vida profissional e pessoal dependem de uma mentalidade positiva Não quer dizer que só pensando assim virão as conquistas. Devemos agir coerentes com esses pensamentos, fazendo tudo ao nosso alcance para concretizar o que tanto desejamos. Detalho a seguir os conceitos que funcionam, com certeza : 1 . Escolha pensar sempre de forma positiva Desenvolva a vigilância sobre os pensamentos. E, quando perceber que um pensamento negativo surgiu, substitua-o, por um pensamento oposto. Para isso, você precisa de muita disciplina mental, ou seja, esse é um exercício diário. Ter uma atitude positiva diante da vida atrai pessoas e efeitos positivos. Energias que vibram em sintonia são, naturalmente, mais harmoniosas. 2. Não alimente preocupações Compreenda que alimentar os estados de sofrimento gera ainda mais do

A TRAGÉDIA DA MENTIRA E O ENGANO

                 Os Prejuízos e Desvantagens das Mentiras e Enganos nas Relações Humanas A honestidade é frequentemente proclamada como uma virtude fundamental nas interações humanas, enquanto a mentira e o engano são amplamente reconhecidos como comportamentos moralmente condenáveis. No entanto, além das implicações éticas, as mentiras e enganos têm efeitos prejudiciais profundos nas relações interpessoais, na saúde mental e na sociedade como um todo. Este artigo explora os diversos prejuízos e desvantagens associados à prática da mentira e do engano, destacando as consequências negativas que podem surgir tanto para os indivíduos quanto para as comunidades em que vivem. Desconfiança e Dificuldades nas Relações Interpessoais Um dos prejuízos mais óbvios das mentiras e enganos é a quebra de confiança. Quando uma pessoa é enganada ou descobre que houve mentira, é natural que isso abale a confiança que ela deposita na outra parte. A confiança é um pilar fundamental em qualquer relacioname