Pular para o conteúdo principal

COACHING PARA A INDECISÃO

Quanta  INDECISÃO  enfrentam as pessoas, tanto a nível pessoal, profissional e nos relacionamentos!  Quão  difícil  é  hoje  decidir  nos  diversos aspectos de nossas vidas!

Podemos definir a escolha profissional como o estabelecimento do que fazer, de quem  ser  e  a que lugar pertencer no mundo através do trabalho. A formação da identidade profissional complementa a identidade pessoal e contribui para a  integração da personalidade, sendo que uma boa escolha é avaliada pela forma  como é tomada e pelas consequências cognitivas e afetivas que produz. A escolha envolve mudanças, perdas, medo do fracasso e da desvalorização, supõe a elaboração de lutos e conflitos consigo mesmo e com outros significativos e requer reavaliações constantes. Embora o futuro de um indivíduo não dependa exclusivamente de sua opção profissional e mesmo sabendo que esta opção pode ser modificada, as questões vocacionais têm se tornado cada vez mais importantes para as pessoas. Nesse sentido, a problemática vocacional e suas consequentes derivações geram indecisões.
A maioria das pessoas pode realizar escolhas de carreira conhecendo muito pouco sobre a totalidade das implicações das mesmas em termos de tarefas, dificuldades e responsabilidades. Não existe uma preocupação sistemática da escola ou da família em ensinar a filhos ou alunos habilidades de tomada de decisão. Nesse sentido, pesquisadores salientam que a escola, por exemplo, não ensina a  escolher, a  pensar, a  resolver conflitos, a  refletir sobre as realidades: social, cultural, histórica e profissional; se o faz, isso acontece de forma ocasional e desarticulada. A ausência destas oportunidades ao longo do desenvolvimento vocacional, principalmente na adolescência, pode resultar em imaturidade e insegurança nos jovens e adultos em períodos posteriores da vida profissional, muitas vezes incapacitando-os para a formulação de projetos profissionais consistentes.
O desenvolvimento vocacional pode ser caracterizado como um processo que ocorre ao longo da vida do indivíduo. Decisões, mudanças e dúvidas vocacionais aparecem não somente no momento da adolescência, sendo cada vez maior o número de pessoas colocadas em vários pontos do desenvolvimento vocacional que buscam auxílio ou simplesmente desafiam os técnicos da orientação profissional a elaborarem novos modelos explicativos e métodos de ação . Osipow (1999), pesquisador do tema indecisão profissional, aponta que esta, originalmente focada  na questão da escolha de adolescentes, agora engloba um espectro maior da vida por causa da crescente freqüência de eventos que  exigem que as pessoas  reavaliem suas decisões de carreira ao longo do tempo. Dúvidas e incertezas passam a ser encaradas, então, como  estados que vêm e vão constantemente.
Se  observa que mesmo sendo a escolha profissional um ponto comum do desenvolvimento vocacional dos indivíduos, que são, em algum momento, solicitados a  optar por  um entre diferentes caminhos profissionais, isso não significa que esta situação tenha o mesmo significado para todos. Enquanto para muitos as decisões e mudanças profissionais são vividas de forma  mais tranqüila, para outros é muito difícil tanto se comprometer com escolhas profissionais , quanto enfrentar períodos de mudança e indecisão.

Indecisão no nível Executivo


O rompimento de uma cultura de indecisão requer um líder que possa gerar honestidade intelectual e confiança nas conexões interpessoais. Usando cada encontro com seus funcionários como oportunidade para modelar um diálogo aberto, honesto e decisivo, o líder define o tom para toda a organização. Mas definir o tom é somente o primeiro passo. Para transformar uma cultura de indecisão, os líderes também precisam fazer que os "organismos operacionais sociais" da organização - isto é, as reuniões do comitê executivo, as revisões orçamentárias e estratégicas e outras situações nas quais as pessoas fazem negócios - tenham em seu centro um diálogo honesto. Esses mecanismos definem o cenário. Praticados com consistência, eles estabelecem linhas claras de responsabilidade para se chegar às decisões e executá-las.
Pesquisadores do mundo todo, depois de árduos estudos,  chegaram à conclusão que essa incapacidade de execução é consequência principalmente de nossa Cultura da Indecisão. A incapacidade de tomar decisões ou protelá-las  já  virou  hábito arraigado nas empresas e organizações em geral. Através do processo de Coaching, executivos podem aumentar seu autoconhecimento, a  compreensão de sua capacidade de fazer as coisas de forma diferente, com  "novas rotas de pensamento"  e  alinhados  com o mundo  atual de  Mudanças constantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber Lidar com os Fracassos e Decepções me aproxima do Sucesso

  Você já parou para pensar que muitas vezes, a diferença entre o sucesso e o fracasso está na forma como lidamos com as adversidades que encontramos pelo caminho? Percebeu o tipo de pensamentos que inundam sua mente nos momentos frustrantes? Todos nós enfrentamos momentos de decepção e fracasso ao longo da vida, seja no âmbito pessoal, profissional ou nos negócios. No entanto, o que podemos observar é que algumas pessoas conseguem superar esses obstáculos, enquanto outras ficam presas a eles, sem saber como seguir em frente. Uma falha comum na maioria das pessoas é a dificuldade em entender, enfrentar e superar os fracassos e decepções que surgem antes de conquistar um objetivo, desenvolver uma carreira sólida ou estabelecer um negócio bem sucedido. Muitas vezes, nos deixamos abater pelas derrotas e nos esquecemos de que elas são apenas parte do processo de aprendizado e crescimento. Pensamentos como “Isto não é para mim”, “eu não consigo”, “não estou preparado”, “é impossível” e ta

COMO MANTER UMA MENTALIDADE POSITIVA

  COMO  MANTER  UMA  MENTALIDADE  POSITIVA Após trabalhar 30 anos em vendas e liderando equipes, pude comprovar que grande parte dos resultados que teremos na vida profissional e pessoal dependem de uma mentalidade positiva Não quer dizer que só pensando assim virão as conquistas. Devemos agir coerentes com esses pensamentos, fazendo tudo ao nosso alcance para concretizar o que tanto desejamos. Detalho a seguir os conceitos que funcionam, com certeza : 1 . Escolha pensar sempre de forma positiva Desenvolva a vigilância sobre os pensamentos. E, quando perceber que um pensamento negativo surgiu, substitua-o, por um pensamento oposto. Para isso, você precisa de muita disciplina mental, ou seja, esse é um exercício diário. Ter uma atitude positiva diante da vida atrai pessoas e efeitos positivos. Energias que vibram em sintonia são, naturalmente, mais harmoniosas. 2. Não alimente preocupações Compreenda que alimentar os estados de sofrimento gera ainda mais do

A TRAGÉDIA DA MENTIRA E O ENGANO

                 Os Prejuízos e Desvantagens das Mentiras e Enganos nas Relações Humanas A honestidade é frequentemente proclamada como uma virtude fundamental nas interações humanas, enquanto a mentira e o engano são amplamente reconhecidos como comportamentos moralmente condenáveis. No entanto, além das implicações éticas, as mentiras e enganos têm efeitos prejudiciais profundos nas relações interpessoais, na saúde mental e na sociedade como um todo. Este artigo explora os diversos prejuízos e desvantagens associados à prática da mentira e do engano, destacando as consequências negativas que podem surgir tanto para os indivíduos quanto para as comunidades em que vivem. Desconfiança e Dificuldades nas Relações Interpessoais Um dos prejuízos mais óbvios das mentiras e enganos é a quebra de confiança. Quando uma pessoa é enganada ou descobre que houve mentira, é natural que isso abale a confiança que ela deposita na outra parte. A confiança é um pilar fundamental em qualquer relacioname