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EXIGÊNCIAS ATUAIS PARA OS PROFISSIONAIS


 Todos querem trabalhar numa excelente corporação. Todos querem estar nas "Melhores Empresas Para Se Trabalhar". O que nem todos captam, é que quem faz esta ou aquela empresa ser uma organização bem quista por todos, são as pessoas. São os funcionários, os capitais  humanos  que faz com que uma empresa cresça  e  se multiplique em seu nicho mercadológico. Logo, o que  faz  uma  empresa  ser melhor  para  se  trabalhar  é a própria  pessoa  que  nela  atua.

Várias  pessoas têm conversado comigo, seja após minhas palestras, Seminários  para equipes, seja quando me contratam  para ministrá-las, e me perguntam  quais habilidades  esses profissionais  devem ter para fazer de qualquer  organização, uma empresa melhor. Como estou sempre observando o ambiente  onde  me encontro, para identificar  tendências  e analisar  como é o comportamento das pessoas, pude perceber  quais  são as necessidades das organizações, e quais  são os profissionais  que estão um passo a frente dos demais.

Procurei sintetizar o que observei  para poder compartilhar com você um pouco dessas habilidades, que, creio, são imprescindíveis. Noto que essas habilidades  e atitudes  fazem parte das pessoas que possuem  um  perfil empreendedor. Nas minhas palestras, costumo dizer  que, se eu fizesse parte dos Recursos Humanos  de uma empresa, somente contrataria uma pessoa que tivesse brilho nos olhos, uma "cara com brilho", ou seja, que fosse cheia de vitalidade, de energia, que não vê a hora de arregaçar  as mangas e começar a fazer  aquilo que ela tem de melhor, porque  ela tem consciência do que pode  agregar  e o que pode  fazer  de diferente  em seu ambiente profissional.

Além desse brilho único no olhar e da consciência da relevância que ela tem no que faz, eu destaco ainda outras habilidades:

1) Integridade e coerência. Revela a capacidade que o profissional tem de se relacionar. Faz com que as outras  pessoas se comprometam e cooperem com ele. Para isso é preciso confiança  dentro  de  uma organização, bem como potencializar alguns pontos do profissional: analisar as situações em que houve uma falta de comprometimento com  alguma tarefa; informar aos outros quando não irá poder cumprir com uma tarefa, para não perder  sua credibilidade; aplicar  os feedbacks  em suas ações; reconhecer  seus erros perante os demais; fazer um planejamento, como um fluxograma, dos compromissos  adquiridos que devem ser cumpridos.

2) Flexibilidade. É a atitude para lidar com os imprevistos e contornar os momentos de crise. Para isso, tem que se “treinar” a improvisação. Mas como? Há alguns  pontos que ajudam esse treinamento: reduzir  o tempo que se emprega planejando uma tarefa; sempre que puder  troque  um trabalho que  exige perfeccionismo em detalhes  e morosidade por ações; trabalhe com equipes  que contenham uma diversidade de pessoas, que vai te ajudar  a aceitar  que não existem verdades  absolutas; crie o costume de pedir a opinião para  toda sua equipe, e observe os vários pontos-de-vista  para resolver  um determinado problema; marque  num papel os motivos que o levaram a determinar  certa decisão, e se você os mantém ou não quando a situação muda de rumo.

3) Autoconfiança e autoconhecimento. Essas habilidades  são importantes para você assumir  riscos e ter segurança, são ótimas para o espírito empresarial, visando ser um líder e empreendedor. Para isso saia da sua zona de conforto e comece a ter uma visão mais ampla de até onde você pode chegar; marque num papel seus objetivos, circule os que já alcançaram  e sempre determine novos; fuja das pessoas muito protetoras  e de superiores que não delegam tarefas, limitando sua capacidade; para melhorar  seu autoconhecimento tente enxergar como as pessoas ao seu redor o vêem, ou procure um especialista no  assunto, como um  terapeuta  ou coach para  melhorar  suas capacidades pessoais.

4) Intuição. Deixar guiar-se pela sua intuição pode ajudar a livrar-se de um problema rapidamente, quando há escassez de tempo, e ajuda a melhorar  sua capacidade de criação. Para isso é preciso aprender a pensar intuitivamente, como um “efeito helicóptero”, que significa ver as coisas de cima com certa distância; tente resolver um problema que pode até ser óbvio para os outros, e encontre mais de uma solução; quando  tiver que  explicar situações complexas, crie o hábito de simplificar as informações, identificando o ponto-chave  para  aqueles que concordam  com a sua argumentação.

5) Capacidade crítica. Habilidade para analisar  criticamente toda tarefa que lhe é delegada. Como se todo projeto ou trabalho seja feito com todos os prós e contras. Segundo os especialistas  essa é uma das habilidades mais difíceis de desenvolver, porém há algumas maneiras de exercitá-la: tente utilizar o lado mais racional do cérebro, evitando tomar decisões baseadas nas emoções; melhore sua capacidade de  enxergar a realidade, analisando separadamente cada uma das partes que  condicionam a solução de um problema, e peça a ajuda de outras pessoas para descobrir novos fatores que você não havia percebido; crie o hábito de marcar num papel qual o motivo lógico (racional) que o levou a chegar a determinada  conclusão; discipline sua mente para criar todas as  argumentações possíveis para defender  suas ideias, sem se esquecer os detalhes  como datas e investimentos.

6) Iniciativa. Serve para tornar as idéias boas em prática. É agir com velocidade e inovação. Para potencializar essa habilidade: ofereça ajuda para resolver situações difíceis e imprevisíveis; se tem tendência a evitar os riscos, passe a considerar os erros cometidos no passado como novas oportunidades para aprender; desenvolva atividades que estão coligadas à iniciativa como delegar tarefas, análise de custo-benefício; clarifique suas prioridades para colocá-las em prática.

7) Compreensão. Refere-se a compreensão e domínio da cultura da organização, otimizando o relacionamento de todos aqueles que trabalham, para ter um bom relacionamento com colegas, clientes e fornecedores. Para isso analise sua organização internamente, averigue seu funcionamento e saiba dos obstáculos que possa vir a enfrentar; quando te anunciam um caminho, tente descobrir como as outras pessoas da organização reagirão em relação a esta nova meta.

8) Competitividade. Ter  metas claras, não deter-se  em chegar ao objetivo  comum. Preocupar-se  em realizar  um excelente trabalho, ir  além dos objetivos  determinados  por  seus superiores, ter  tendência a  inovar  e desfrutar coisas  que antes não conseguia. Todos  esses fatores referem-se a uma competitividade  sadia, um passo para o sucesso. Esta habilidade  está intimamente ligada  às suas emoções e motivações  pessoais. Questionar  sobre seus objetivos  e metas; sobre aquilo  que  realmente  gosta de fazer e evitar  rotinas de trabalho, sempre  inovando, é um modo de potencializar  essa habilidade.

9) Visão no cliente. Descobrir  os desejos ocultos do outro, investir  tempo sobre as necessidades das outras pessoas e clientes, enfim, detectar  aquilo que  satisfaz o cliente. Para potencializar  essa habilidade: controle  suas emoções e tenha flexibilidade  para relacionar-se  com os diversos tipos de pessoas; quando  tem que lidar  com clientes que não são muito claros  naquilo  que desejam, aprenda a questioná-los, para  detectar  sua real necessidade  e desejos; tente  manter-se sempre disponível para o cliente; seja simpático; desenvolva um histórico de pedidos  de todos os seus clientes, para que  quando  eles entrarem em contato, você possa otimizar  a comunicação.

10) Compreensão  interpessoal  e empatia. Ter sensibilidade para  lidar com todos, satisfazer  aos demais, tornar-se o líder  do grupo graças a sua empatia. Esta é a habilidade  chave, principalmente  para  aqueles  que  lidam diretamente  com o atendimento ao cliente e profissionais  na área de prestação de serviços, pois cabe a esses profissionais  identificar com empatia aquilo que seus clientes  realmente necessitam. Na verdade, a empatia se desenvolve  com a prática, primeiro conscientemente (tomando notas do que o outro diz, escutando dúvidas e necessidades), e depois  convertendo  isso num hábito diário.

11) Capacidade  de liderança. É a capacidade  natural dos outros seguirem a você. Se você tem facilidade  em motivar  seus colegas de trabalho, e  eles sempre pedem a sua opinião para tomar  decisões importantes, você já tem essa capacidade dentro de si. Fazer  com que os  superiores também te sigam  é uma boa proposta. Para potencializar  ainda mais  essa capacidade, dedique  uma parte do seu tempo para  escutar os demais  da equipe, conhecer  os problemas  pelos quais  estão passando e  deixar claro que  eles podem  confiar  em você para alcançarem  suas metas; tente  ganhar  o respeito dos demais  por meio de suas atitudes, trabalhando com coerência e dando sempre o bom exemplo.

12) Persuasão. Influenciar e persuadir os demais para alcançar os objetivos propostos é uma habilidade muito poderosa. Alguns têm um inexplicável magnetismo com os outros membros da equipe, para que eles dêem o melhor de si. Mas, para conseguir ganhar mais capacidade de persuasão, há algumas dicas: melhore sua capacidade de comunicação e a maneira de por no papel o planejamento das metas; seja coerente em tudo o que diz ou faz, pois é a segurança de sua credibilidade, e assim poderá fazer com que os outros te sigam. Apenas não confunda essa poderosa habilidade de persuadir com a de manipular as pessoas, pois nesse caso essa capacidade deixa de trazer benefícios profissionais para você.

13) Relacionamentos/Pessoas. Manter  relações de longo prazo com os colegas de trabalho  fora do ambiente profissional; dominar  as habilidades  interpessoais  importantes, como escutar os outros; trabalhar  orientando-se nas pessoas e não nas tarefas. Essas e outras atitudes  pertencem a uma habilidade  muito valiosa e bem requisitada no meio corporativo pelas  grandes empresas: a capacidade de  relacionamento interpessoal. Para aprimorar  essa  habilidade: compartilhe com os demais  seus assuntos pessoais; escolha pessoas que  mais  têm afinidade  contigo, e estabeleça uma relação de confiança dentro e fora do ambiente de trabalho; trate cada um de forma personalizada; amplie  sua rede de relacionamentos, entrando em contato com pessoas novas em reuniões, por exemplo.

14) Coaching. A palavra coach em português significa treinador, mentor. Quem tem o preparo e treinamento de “coaching” é aquela pessoa capaz  de observar  o trabalho  em equipe  e identificar  quais os indivíduos  são mais adequados  para  executar  determinada tarefa; consegue  abranger  as necessidades  pessoais de cada um com as necessidades  da empresa como um todo e se preocupa para que toda  equipe  se desenvolva  e cresça profissionalmente. Para aprimorar  sua capacidade de coach, é preciso primeiramente  se espelhar  em um outro coach, que te ajude a identificar  suas próprias fortalezas, e fazer com que você desenvolva-se profissionalmente, cada vez mais.

15) Trabalho em equipe. Se sentir bem em estar colaborando com todas  as pessoas, em que elas também lhe digam o que deve fazer; escutar e respeitar  as opiniões  alheias  diversas das suas; preferir  trabalhar em conjunto para alcançar  um objetivo comum a trabalhar  sozinho para almejar  por metas individuais. Essas são atitudes  daqueles que possuem essa brilhante capacidade de  trabalhar em equipe. Aprender  a aceitar  críticas; aprender  a delegar tarefas; pedir  opiniões para os demais  e  eliminar  as barreiras  formais  em situações rotineiras  são formas de você potencializar  mais essa habilidade.

16) Visão do negócio. Para aqueles que se preocupam em estar sempre atualizados; têm a própria opinião sobre em qual lugar está sua organização e para onde ela irá caminhar e é capaz de prever as conseqüências das suas decisões antes que elas virem um problema. Essas são as características de quem já possui essa habilidade, de aguçar seu faro para um todo. Para potencializar  ou começar a treiná-la: desenvolva seu lado e sua curiosidade intelectual, acostumando-se a ler livros, revistas e jornais periódicos; dedique uma parte do seu tempo para planejar, analisar e estabelecer prioridades na sua área de atuação; para prever possíveis consequências no futuro, passe a analisar a realidade do mercado em longo prazo, contrastando dados do passado com dados do presente.

17) Autocontrole das emoções. Controlar as situações difíceis e ter capacidade para suportar com naturalidade as situações de máximo estresse. Essas são algumas das características das pessoas que possuem essa habilidade. Para otimizar o controle das suas emoções, ou começar a ter essa habilidade: tome as decisões importantes em momentos de lucidez e não quando você estiver de mau-humor; aprenda a frear as reações negativas, contar até 10 já começa a resolver, ou peça para que alguém te ajude a se controlar; pare para respirar se necessário; potencialize sua habilidade interpessoal com os demais, assim você entenderá os pontos de vista  dos outros, o que lhe ajudará a compreender melhor suas reações negativas em alguns momentos.

18) Comunicação e negociação. Aqueles que têm a capacidade para iniciar conversas com todos os tipos de pessoas e que, quando explicam assuntos complexos aos demais, conseguem fazer com que eles captem a mensagem logo em seguida. Essas são características das pessoas que possuem a habilidade da comunicação e negociação em evidência. Para otimizar ainda mais essa habilidade: use o feedback para descobrir quais são os obstáculos que te limitam quando se comunica com os demais; para evitar mal-entendidos, use sempre expressões como “ajude-me a...”, assim você consegue negociar e delegar tarefas aos demais.

19) Agilidade para tomar decisões. Não deixe que uma análise excessiva dos fatos faça com que você não tome decisões, te paralise. Essa habilidade se encaixa perfeitamente nas áreas em que se exijam resultados imediatos e decisões estratégicas, sem perder tempo em longas reuniões. Para otimizar: sempre analise todas as informações possíveis antes de tomar uma decisão, evite agir sob pressão; crie o hábito de anotar como você resolve os problemas mais complexos, assim quando tiver que tomar uma decisão difícil, já saberá como resolvê-los.

20) Aprendizado e desenvolvimento pessoal. Aqueles que estão dispostos a iniciar novas tarefas e buscar novos enfoques ou novos modos de fazer as coisas; sentem-se mais motivados com o desenvolvimento pessoal do que com as recompensas materiais que possam vir a ter. Essas são algumas das características que essa habilidade influi. Para otimizar ainda mais ou desenvolver essa habilidade: tente melhorar sua autocrítica com os feedbacks, pois, com eles os outros lhe informam o que está indo bem e mal com você. Se você for capaz de assumir suas críticas e erros será capaz de desenvolver qualquer aprendizado


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